Social Big Data da E.life atinge mais de 100 milhões de usuários em cinco anos

A E.life, fornecedora de soluções de gestão do relacionamento nas redes sociais, acaba de ultrapassar a marca dos 100 milhões de usuários mapeados no Twitter e no Facebook nos últimos cinco anos. big data2

Essa nova base de dados, compõe o serviço de Social Big Data da E.life e leva para as empresas um novo conceito de conhecimento sobre o consumidor e seus hábitos, capazes de inspirar os mais criativos projetos de marketing.  Foram monitorados apenas dados públicos, compartilhados pelos consumidores nas redes sociais.

Para a rede inglesa de supermercados Tesco, por exemplo, a E.life demonstrou, recentemente, como extrair insights das redes sociais. “Coletamos 7 milhões de Tweets mencionando marcas de diversas categorias e até programas de televisão. Em seguida isolamos cerca de 50 mil usuários únicos e começamos a procurar atributos importantes para os negócios do supermercado, explorando as descrições de pessoas no Twitter (que são conteúdos públicos). E foi possível encontrar segmentos específicos para direcionar ações de marketing, como mães, pais, apreciadores de vinho e até praticantes de um determinado esporte”, afirma Jairson Vitorino, CTO da E.life.

Desde 2008 a E.life armazena posts, comentários e compartilhamentos do Twitter e Facebook, não apenas de marcas, mas de verbos de consumo de mídia ou de produtos (como o verbo assistir e suas derivações para monitorar consumo de mídia TV). São armazenados também todos os links compartilhados via Twitter e Facebook e seus respectivos conteúdos. Juntas, essas informações já somam 1 bilhão de dados únicos relacionados a mais de 100 milhões de usuários, sendo que 90% deles são brasileiros.

Para transformar essa imensa massa de dados de mídias sociais em informação relevante para inteligência nos negócios, a E.life criou uma metodologia chamada “4Ps of insights” (detalhes no site 4PSOFINSIGTHS.com). Ela permite aplicações como análise de tendências para inteligência do negócio, previsão de comportamentos de compra e enriquecimento de dados obtidos a partir de social login para e-commerce.

 

Share This Post

Post Comment