Por meio de iniciativa pioneira, seguradora disponibiliza ferramenta que reduz o tempo de emissão de apólice de forma significativa, além de agilizar o processo de contratação pelo corretor e garantir um serviço de mais qualidade para o segurado

 

Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – investiu numa iniciativa pioneira com o objetivo de dinamizar o fechamento de negócios e incrementar ainda mais o relacionamento com corretores de seguros e segurados. A companhia é a primeira do Brasil a utilizar a tecnologia Chatbot para contratação de seguros. A solução é um programa de computador que simula o atendimento de um ser humano na conversação com as pessoas.

Numa primeira etapa, o serviço de bate-papo vai ser disponibilizado para a contratação do Seguro Garantia de Obrigações Públicas (Licitante e Executante), e pode ser acessado pelo aplicativo Telegram. A ideia é trazer mais funcionalidades e viabilizar em breve a implementação do serviço para os corretores que atuam nos demais segmentos de seguros.  Com isso, a Sompo pretende otimizar tempo e recursos enquanto dinamiza o atendimento, traz mais comodidade e oportunidades de vendas ao corretor de seguros, além de garantir um serviço de mais qualidade para o segurado.

Um dos pontos principais desse assistente virtual é a agilidade dos atendimentos solicitados, o que contribui com a melhoria da eficiência de atendimento da seguradora, além de trazer mais agilidade para os corretores de seguros e contribuir para a fidelização dos segurados.

O Chatbot

Wander Bringhenti, Diretor de Tecnologia da Informação da Sompo Seguros

Wander Bringhenti, Diretor de Tecnologia da Informação da Sompo Seguros

Chatbot desenvolvido e utilizado pela equipe da Sompo Seguros, utiliza a plataforma de computação cognitiva para negócios da IBM, Watson, que é hospedada em nuvem. A cada interação, o recurso consulta a base de conhecimento gerada pela área especialista, que também é responsável por continuar ensinando e aperfeiçoando a plataforma. Uma das vantagens do Watson é que ele utiliza linguagem natural humana e permite compreender nuances da linguagem, sotaques e abreviações.

Segundo Wander Bringhenti, Diretor de Tecnologia da Informação da Sompo Seguros, a tecnologia, hoje em dia, deixou de ser uma simples ferramenta para integrar as estratégias de inovação das companhias. “O foco em permitir que os corretores possam prestar um atendimento mais eficiente aos seus segurados, reduzindo os deslocamentos e prestando remotamente, um maior número de atendimentos diários, é um fator determinante para o aumento das possibilidades para mais fechamentos de negócios”, ressalta o executivo.