Inovação e Modernização Marcam a Edição do CIAB 2007

Cerca de 17 mil pessoas, visitaram a principal feira de tecnologia para o setor financeiro do País, na 17ª edição do Ciab Febraban 2007 que se realizou no mês de junho, em São Paulo.O principal tema desta edição foi a mobilidade (Mobile Banking). 

[private] Em um país onde existem cerca de 120 milhões de usuários de telefone celular, a mobilidade pode ser vista como uma forma de trazer as múltiplas funcionalidades dos bancos áqueles brasileiros que são excluídos digitalmente. As plataformas móveis poderão oferecer um conjunto de serviços com valor agregado que, também, poderão ter uma interação com os serviços bancários. De outro lado, também é nescessário baratear o serviço para atingir um maior número de usuários, já que alto valor do minuto, de transferência de dados, por celular, inviabilizam o uso pela população de baixo poder aquisitivo e para isso, os bancos deverão se reunir e debater a questão para o desenvolvimento de um modelo próprio de negócios que defina um valor estratégico para este serviço. Conforme esclareceu Luis Marques de Azevedo, responsável pela grade de palestras do Ciab, até 2010, no Brasil as transações móveis deverão representar 10% do total de transações efetuadas. “Isso equivale ao total de transações bancárias realizadas em todos os caixas eletrônicos no País em 2006”, explica.

Legislação

Um outro grande momento do evento foi o painel que discutiu a legislação de TI. Neste encontro o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso Nacional, deputado federal Julio Semeghini, alertou sobre as obstruções que a reformulção da legislação existente sofre. “Nossa função é, principalmente, atualizar a legislação, permitindo a inovação tecnológica, a incorporação de novos modelos de negócios, com foco no serviço e independência em relação aos aspectos tecnológicos”, afirmou. Na oportunidade o deputado comentou sobre Medida Provisória 2.200-2/2001 que regulamenta a assinatura digital, e segundo ele possibilitou alguns avanços, mas que ainda necessita de reformulação. De acordo com ele, a reformulação já está pronta para ser votada e tramita no Congresso.

Para o deputado a digitalização não deve ser vista como validação de um documento digital, mas como caminho para um avanço no gerenciamento de dados. Semeghini ainda discorreu sobre a política industrial para TI, que segundo ele está longe de atender diretamente o outsourcing e offshore de TI.

Certificação digital

Outro painel apresentado foi o que tratou sobre a certificação digital de documentos. Segundo os debatedores, o Brasil está no rumo certo e o crescimento está acontecendo no ritmo adequado. Apesar desse processo de conscientização dos usuários a adotar a certificação levar tempo.

De outro lado, foi colocado durante a discussão que há uma carência de aplicações que demandam certificação, o que não ajuda a atrair novos usuários. De acordo com os debatedores, o uso de certificação é muito mais que uma questão de segurança pois resulta na redução do uso de papel.

Francimara Teixeira Viotti, gerente-executiva de segurança do Banco do Brasil, informou que o Poder Judiciário tem sido o grande usuário da certificação no país e já existiu algumas iniciativas para que cartórios possam fazer parcerias com Autoridades de Registro para que possam tembém emitir os certificados. Além disso, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) realizou outro evento para assinatura de convênio com entidades representativas do mundo cartorial e de registro, para que estas venham a se tornar novos certificadores.

Autoridades de Registro

Durante o painel o diretor da área de serviços digitais do Citibank, Gary Greenwald, afirmou que os processos que eliminem papel através do uso de certificados digitais são o futuro da indústria financeira, visto vários exemplos de iniciativas semelhantes em diversos países do mundo e reforçou que o Brasil está no caminho certo mediante as atuais iniciativas. “Nos próximos trimestres, lançaremos no Brasil novas aplicações para o público corporativo”.

Novidades para todos

Paralelamente aos painéis de debates, aproximadamente 80 empresas, nacionais e internacionaisque atuam no país, trouxeram novidades que envolve várias áreas do setor financeiro e administrativo das corporações brasileiras. A seguir a revista Document Management mostra algumas dessas novidades, com foco na gestão de documentos, presentes na feira.

A Fujitsu do Brasil trouxe entre os vários destaques da empresa uma solução inédita para transferência de grandes volumes de dados via IP, denominada Comet. Além desse produto a empresa apresentou o scanner de rede Color Duplex fi-6000NS que combina fácil instalação de um scanner profissional com a produtividade necessária de um scanner de rede, compartilhando documentos num ambiente de negócios cada vez mais distribuído. E para o segmento de storage a empresa apresentou o disk array corporativo Eternus8000 disponível em quatro modelos com a capacidade de armazenamento de 1.36 petabytes e desempenho de processamento de I/O e o disk array midrange Eternus4000, também disponível em quatro diferentes modelos.

A Serasa apresentou seus produtos e serviços para Certificação Digital de documentos. Entre os serviços estão o desenvolvimento de sistemas com certificação; treinamento e capacitação em certificação; terceirização e consultoria. No segmento de produtos a Serasa mostrou as soluções para certificação de pessoas físicas, jurídicas, a biblioteca de assinatura digital, gerenciamento de certificados , além do portal para assinatura de documentos.

Uma das patrocinadoras do evento a Perto levou soluções diversas para bancos, instituições financeiras e varejo. Entre as novidades destaca-se o PertoImage composto por equipamentos, software e serviços para escaneamento de documentos, digitalização e verificação da autenticidade de um documento, pela numeração, CPF e mesmo a validação da escrita e assinatura.

O Certisign que tem foco exclusivo na certificação digital mostrou seus serviços como uma das três primeiras certificadoras nacionais com base na tecnologia fornecida pela VeriSign.

A Recognition entre sua gama de soluções mostrou o equipamento Bantec DocuScan 9000 com capacidade para capturar e processar documentos com tamanhos e padrões variados em alta velocidade (cerca de 240 documentos/minuto), independente do tamanho, espessura e qualidade do documento.

Accenture consultoria global de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, anunciou durante o evento uma parceria com a Expedata, companhia norte-americana de digitalização de dados. Desta parceira a empresa trará para o mercado nacional a caneta digital, uma ferramenta que digitaliza e envia dados para um computador, que promove a interpretação dos conteúdos de forma a proporcionar agilidade nos processos e redução de custos nas rotinas de negócios das empresas.

A C.A. apresentou  soluções com foco em três áreas da gestão de TI: governança, gerenciamento e segurança. Estas soluções permitem uma melhor gestão e redução de custos de infra-estrutura em geral.

A GFS Software esteve presente com toda a sua linha de produtos para Gestão de Fitoteca e Recursos de Storage, além de apresentar a solução GFS/TQS – Tape Quality System, capaz de oferecer subsídios para promover a aderência da infra-estrutura da fitoteca às diversas exigências de conformidade da atualidade, tais como as impostas pelo Basiléia II, SarbOx, entre outros. Vale ressaltar que o GFS/TQS automatiza os processos de compliance, bem como implementa uma sistemática de controle de qualidade das fitotecas z/OS, certificando e permitindo a comprovação de autenticidade de arquivos e fitas magnéticas.

A Internet Security System, uma empresa IBM, participou da mostra  com a unidade de segurança demonstrando soluções de proteção da plataforma IBM Proventia e serviços de gerenciamento de segurança IBM Managed Security Services – MSS, desenhado para tornar mais simples o controle integrado de vários componentes de proteção. A plataforma de segurança Proventia inclui prevenção de intrusos em rede, appliances multifunção, segurança para servidor e desktop, gerenciamento de vulnerabilidades, detecção de anomalias e proteção do correio eletrônico contra spam, emails fraudulentos e vírus. A plataforma também reduz os custos e a complexidade da proteção digital e seu gerenciamento.

A Microsoft Brasil esteve presente no Ciab, para detalhar sua visão de negócios para o segmento financeiro, na qual as pessoas possuem um papel de destaque para o crescimento e desenvolvimento de suas companhias. A empresa, com ajuda de alguns dos parceiros, como Getronics, Intel, Pandata, SIACorp e Spring Wireless, discutiu a importância e os benefícios do uso das ferramentas certas de tecnologia da informação no setor financeiro e mostrou as diversas soluções para as principais áreas das instituições financeiras, com foco em mobilidade.

No espaço Inovação do Ciab a  QualiSoft apresentou sua linha de soluções para o mercado financeiro com ênfase na certificação digital, automação de canais e infra-estrutura transacional e segurança para o procesamento de transações financeiras.

Outra empresa que também trouxe novidades no Espaço Inovação foi a Fiveware Solutions  que apresentou o FW-Contratos digitais, solução para assinaturas de contratos digitais através de dispositivos móveis. A solução implementa em meios eletrônicos os procesos e fluxos de assinatura de docuemtnos dea emrpesa com seus clientes, fornecedores e parceiros, de forma segura, preservando o valor jurídico que possibilita aassinatura dos contratos pelas partes, testemunhas e convidados, através de celulares, PDA´s, PC´s, utilizando certificados digitais como e-CPF e e-CNPJ. [/private]

Share This Post

Post Comment