Stemac faz modelagem de dados com Advanced IT

A Stemac S/A Grupos Geradores contratou a Advanced IT, especializada em desenvolvimento de sistemas e administração de bancos de dados, para modelar uma base de dados para consultas analíticas e operacionais, permitindo a otimização de ferramentas de Business Intelligence e auxiliando na ferramenta de planejamento da empresa. O projeto de desenvolvimento de Data Warehouse teve repercussão nos setores financeiro, contábil e de planejamento da companhia.

Antes da modelagem de dados, as áreas financeira, contábil e de planejamento possuíam relatórios que acessavam diretamente o banco de dados do ERP, e o controle era realizado através de arquivos em formato texto ou planilhas de cálculo. Após uma análise inicial, a Advanced IT planejou a construção de um Data Warehouse corporativo, composto de vários data marts (repositório de dados específicos de uma área) com a finalidade de apoiar o controle orçamentário das áreas envolvidas. Primeiramente foram criados data marts para a área financeira, contábil e de planejamento.

O banco de dados gerado, diferentemente do acesso direto ao ambiente OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real), permitiu a análise e definição de atividades que diminuíssem o impacto ou a probabilidade de ocorrência de riscos relativos aos dados. A base de dados consolidada fornece informações de controle orçamentário (previsto x realizado). Neste projeto foram utilizados o Oracle Warehouse Builder 11g (OWB) e o banco de dados Oracle Database Standard Edition 11g. O OWB é usado principalmente para consolidar as fontes de dados heterogêneos em armazenamento de dados (data warehousing) e migrar dados de sistemas legados.

Share This Post

Post Comment