Sonda IT passa a operar sob a mesma bandeira em 2012

Após um ano de consolidação das empresas de TI compradas no Brasil pela chilena Sonda, a operação nacional da companhia unifica suas marcas no País e passa a operar sob o domínio de uma única  bandeira, a Sonda IT.

As empresas Sonda Procwork, Sonda Software, Sonda Telsinc e Sonda Kaizen, que nasceram das três aquisições realizadas no território brasileiro ao longo de 2010 - Soft Team, Telsinc e Kaizen, e da incorporação da Procwork, em 2007, deixam de existir dando lugar a uma estrutura que passa a compor três unidades, intituladas Serviços de TI, Aplicativos e Plataformas.

Sob a presidência de Carlos Henrique Testolini, a unificação das marcas representa para a organização uma nova etapa, onde, atualmente, a companhia é responsável pelo maior leque de produtos e serviços de TI do País. Herdado de empresas que trouxeram consigo histórias de sucesso, o portfólio da Sonda IT é um legado que transformou o Brasil na segunda maior operação do grupo, atrás apenas do Chile, onde está localizada a matriz da Sonda, fundada em 1974.

De prestadores de serviços de TI à implementadores de importantes tecnologias, como SAP, Cisco, EMC e VMware, cada empresa adquirida no Brasil tem grande representatividade junto à estratégia da Sonda IT na criação de uma grande integradora no País. Este mesmo objetivo reflete também na América Latina, motivando a matriz chilena a iniciar um plano de investimentos da ordem de US$ 500 milhões para o triênio de 2010 a 2012, que envolveu os dez países onde a companhia está presente.

O Brasil, sem dúvida, é o precursor deste motor para a operação. Das seis compras realizadas, três ocorrerem no País e as demais, pontualmente, em diferentes localizações, tais como México, Argentina e Chile. “Transformamos a companhia, tradicional fornecedora de serviços de TI e softwares aplicativos, em um grande player no mercado de soluções de infraestrutura para data centers, virtualização, imagem, telecomunicações e segurança”, reflete Testolini.

Segundo o executivo, finalizado o período de integração entre as operações que passaram a fazer parte do grupo no País, o momento agora é ir ao mercado. Já estão previstos para 2012 investimentos de cerca de R$ 10 milhões para as ofertas de Data Center e Cloud Computing, assim como será lançada uma solução de mobilidade, todas integrando as três unidades de negócios – Serviços de TI, Aplicativos e Plataformas.

Outra iniciativa foi criar duas novas diretorias corporativas, a comercial, que reunirá a gestão dos 20 maiores clientes da operação brasileira, e a de governo, que inclui atividades para a Copa do Mundo e Olimpíadas.

As cinco regionais espalhadas pelo Brasil – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Joinville, também passam a desenvolver ofertas das três verticais e, em locais onde havia escritórios das empresas adquiridas, toda a estrutura já está integrada em um único site.

“Atrás de cada uma das marcas, hoje existe um grupo de pessoas muito mais forte e competitivo para atuar neste mercado tão desafiador. Juntos e sob uma única bandeira, a da Sonda IT, soma-se toda a tradição de produtos e serviços inovadores que antecipam as demandas do mercado”, finaliza Testolini.

Share This Post

Post Comment