Jogos digitais colaboram para reverter baixo desempenho dos alunos em matemática

Jogos digitais colaboram para reverter baixo desempenho dos alunos em matemática

Entre os 80 países participantes do PISA, Brasil ficou em 74º lugar no ranking de conhecimentos e habilidades na disciplina

A utilização de tecnologias educacionais pode ser uma grande aliada no sentido de reverter o baixo desempenho dos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Segundo relatório divulgado no dia 3 de dezembro pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil caiu no ranking mundial de educação em ciências, leitura e, principalmente, matemática, que apresentou o pior desempenho, ficando entre os dez últimos colocados.

Entre os 80 países que participaram do PISA, o Brasil ficou em 74º lugar no ranking de conhecimentos e habilidades em matemática, índice considerado muito baixo pelos especialistas no assunto. Para muitos, os resultados do relatório só reforçam a necessidade de se reavaliar o atual modelo de ensino da matemática no Brasil, sobretudo quanto ao uso da tecnologia em sala de aula, o que já é uma realidade nos países com melhor colocação.

Como o Brasil possui cerca de 40 milhões de alunos no ensino básico, as inovações tecnológicas, por outro lado, garantem redução de custo e escalabilidade necessárias para melhorar os indicadores educacionais. Esse é o caso da Escola  Estadual Henrique Dumont Villares, em São Paulo (SP), que registrou um aumento de quase 30% no desempenho de seus alunos em matemática no último ano em comparação com o exercício anterior, segundo o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Um dos principais motivos foi a implantação e utilização do sistema de jogos digitais para o ensino da disciplina, em funcionamento desde 2017.

O índice é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio de provas de conhecimento, com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Os resultados integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que tem a E.E. Henrique Dumont Villares como primeira colocada.

O sistema de matemática digital da escola foi desenvolvido e fornecido pela startup Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático da educação infantil até o sexto ano. A plataforma é utilizada atualmente por 500 mil alunos brasileiros de cerca de mil colégios públicos e privados.

No entanto, disseminar o uso de tecnologias educacionais junto aos professores ainda é um grande desafio no país. Não por acaso, muitas instituições de ensino superior, sobretudo as faculdades que oferecem curso de pedagogia, integram em suas grades curriculares a aplicação de novos métodos de educação, incluindo uso de plataformas digitais.

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