Com a computação em nuvem, o céu é o limite para as PMEs

*Gleydson Barbosa

 

Independência, realização profissional, melhor perspectiva de lucro futuro. Inúmeras são as razões que levam os brasileiros a empreenderem e a ter o seu próprio negócio. Assim como aponta a pesquisa da Endeavor Brasil, aproximadamente 88% da população acredita que “empreendedores são geradores de empregos” e 74% dizem que “o empreendedorismo é a base da criação de riqueza e que beneficia a todos nós”. É notável a aspiração do brasileiro pelo empreendedorismo, já que o mesmo levantamento mostra que 76% das pessoas prefeririam ter um negócio próprio a ser funcionário.empresas corrida

No entanto, para que pequenos e médios negócios se mantenham competitivos em ambientes caracterizados por constantes mudanças, é necessário acompanhar eventos e tendências significativas que ocorrem no ambiente externo. Daí entra a importância do conhecimento e investimento em Tecnologia da Informação (TI) como um dos principais suportes à gestão estratégica e de negócios das pequenas empresas.

O problema é que esse nicho empresarial ainda não tem uma visão de que a TI vai além de ser uma ferramenta usada em tarefas administrativas e operacionais. Ela também pode ser uma importante aliada no processo decisório e estratégico dos negócios. Outro motivo que contribui para que a tecnologia da informação ainda não se encontre disseminada no segmento das PMEs é a ideia de que os custos envolvidos neste tipo de investimento não estão de acordo com seus faturamentos mensais.

 

A cloud computing – computação em nuvem – tem chamado a atenção das menores organizações, principalmente por oferecer agilidade aos processos, sem demandar muitos recursos financeiros para que possam operar. Entre as vantagens da tecnologia para as PMEs estão a ampliação da competitividade no ambiente em que atuam e a possibilidade de colocá-las na disputa diante das grandes corporações, já que permite o acesso a soluções empresariais anteriormente disponíveis apenas nas grandes companhias, e tudo a preços mais atrativos.

 

Além da redução de custos, o conceito tem outras vantagens, como proporcionar aos funcionários uma otimização no trabalho, por meio da mobilidade. Essa tecnologia traz mais oportunidades de colaboração e de trabalho, pois as informações ficam centralizadas na internet e promovem um acesso compartilhado, mais rápido e dinâmico.

Uma pesquisa do Boston Consulting Group aponta que as pequenas e médias empresas que adotaram novas tecnologias aumentaram suas receitas com mais agilidade. No Brasil, por exemplo, essas companhias cresceram, em média, 28% entre 2010 e 2012, enquanto aquelas que não investiram em inovação registraram um crescimento médio de 13%.

 

No outro lado da bancada, as grandes fabricantes de soluções de TI já estão atentas a esse movimento. A Microsoft, por exemplo, por meio do Office 365, e a IBM, com o seu SmartCloud, querem ampliar seu faturamento por meio da oferta desses produtos para o pequeno e médio empreendedor. Trata-se de uma oferta que permite a esse público otimizar a alocação de recursos e transformar seu investimentos em melhores resultados de forma barata e confiável. Além disso, os benefícios para as fabricantes são enormes, pois, além de ampliar a base de clientes, criam uma cultura de relacionamento com a marca, alcançando empresas que hoje são pequenas, mas que possuem grande potencial de crescimento.

 

No entanto, para que a tecnologia da informação entre de vez no processo estratégico das pequenas organizações, algumas barreiras ainda devem ser transpostas por aqui. No caso do governo, é necessário investir ainda mais e com urgência na ampliação de uma banda larga com qualidade em todo território nacional.  Já no lado das empresas é preciso ter maior envolvimento do proprietário no processo de implantação de ferramentas tecnológicas, fornecer treinamento e educação apropriados aos funcionários e dirigentes sobre esses recursos, para que as soluções sejam usadas da melhor forma possível e tragam melhorias para seus negócios. O desafio está lançado!

 

*Gleydson Barbosa é COO do Vouclicar.com, portal inovador de comércio eletrônico de aplicativos de gestão empresarial e soluções de TI focado em micro, pequenos e médios empreendedores

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