Tecnologia de Smart Grids da Indra moderniza a distribuição de energia no Brasil e no mundo

A Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, tem apostado em sua solução inovadora de gestão das redes de distribuição para ajudar companhias energéticas de vários países na adoção do conceito das Smart Grids –redes de distribuição elétrica inteligente, nas quais a eletricidade é bidirecional-. Batizada como InGRID, a tecnologia foi desenvolvida por profissionais baseados na Software Lab que a companhia mantém em Campinas (SP), em conjunto com equipes especializadas de outros países.ciber

 

O InGRID oferece um modelo moderno de controle e gestão das redes de distribuição elétrica, incorporando o conceito das Smart Grids aos processos de planejamento, desenvolvimento, manutenção e operação da rede (detecção de incidências, gerência de operações e programação de eventos), a gestão de avisos de clientes e a mobilidade para a execução das ordens de campo. A tecnologia também inclui uma plataforma inovadora baseada em uma arquitetura IoT (Internet of Things) que permite oferecer novos serviços aos clientes, como plataforma para gestão de eficiência energética para grandes clientes e para clientes residenciais, uma plataforma que unifica a eficiência energética e aproxima do conceito de Smart Homes.

 

No Brasil, a Elektro em São Paulo e Mato Grosso do Sul, e as cooperativas distribuidoras de energia Coprel, Certel, Certaja, Creluz e Cermissões, no sul do país, escolheram a solução InGRID desenvolvida pela Indra para atualizar seus sistemas de gestão de distribuição de energia. Juntas, fornecem serviços para mais de 200 municípios no estado do Rio Grande do Sul e mais de 200 municípios em São Paulo. Recentes contratos em empresas de energia e de água no Uruguai, Costa Rica e Polônia entraram para as referências da empresa.

 

Alguns exemplos de liderança no desenvolvimento da solução são os projetos para a KPLC, empresa nacional de energia no Quênia; ZETDC, empresa de transmissão e distribuição no Zimbábue; ENEA, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica na Polônia; e a Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (AyA), a principal empresa de saneamento na Costa Rica, utilizam a tecnologia InGRID para o controle e gerenciamento de redes de distribuição.

 

A Indra vai fornecer à distribuidora de energia elétrica polonesa ENEA e ao Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (AyA) seu sistema InGRID.WFM (Workforce Management). A solução desenvolvida pela empresa facilita a otimização e automação da gestão de ordens de serviço a partir de smartphones, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de atendimento. Para a ZETDC no Zimbábue, estão em implantação tanto os módulos de gestão da operação como de gestão de projetos e desenvolvimento.

 

Soluções para energia e utilities em mais de 140 companhias de 45 países       

Share This Post

Post Comment