Soluções Analytics potencializam resultados e apoiam na tomada de decisões estratégicas
*Por Leonardo Farah
Você já direcionou horas de trabalho para a atualização manual de alguma atividade? Seja ela a organização interna da empresa ou a elaboração de relatórios? Por mais que essa prática seja comum, sabemos que é um trabalho moroso. E quando pensamos em trabalho manual, num cenário contemporâneo e dinâmico como o atual, não podemos nos esquecer do tempo que muitos profissionais ainda levam atualizando, todos os dias, as famosas planilhas.
Neste sentido, com tantos recursos tecnológicos que temos atualmente, precisamos olhar para o futuro e aprimorar as ferramentas que já utilizamos. E a lógica para que isso aconteça é relativamente simples – vivemos na era da cultura Data Driven. Precisamos adaptar nossos negócios e geri-los baseados em dados. Ou seja, planilhas não são consideradas as melhores soluções, uma vez que foram feitas para a análise de dados bidimensionais, sem a possibilidade de aprofundá-los.
Dessa forma, escrevo este artigo pensando em você, que perde horas e horas atualizando planilhas e buscando dados estratégicos de sua empresa nas milhares de colunas soltas que são criadas a todo momento. Claro, existem profissionais experts na gestão de planilhas, que sabem utilizar este recurso de ponta a ponta. Mesmo assim, há riscos de orientar um negócio com este tipo de estratégia.
Neste texto, destaco a importância de largar as planilhas e gerenciar os dados de forma eficaz, sem perder produtividade e conseguindo tomar decisões mais estratégicas. Confiram!
Busque se aprofundar no Analytics
A transformação digital é um processo que já está acontecendo e necessita da atenção de todos. Entretanto, pesquisas mostram que o atual cenário ainda deve evoluir muito. A Enterprise Times publicou um levantamento o qual aponta que cerca de 60% das organizações norte-americanas continuam utilizando planilhas e somente 21% buscam outras soluções. Já um estudo realizado pelo Gartner mostrou que mais de 87% das empresas possuem baixa maturidade em Analytics e inteligência de negócios, que são fundamentais para aprimorar a tomada de decisões.
O fato é que as soluções Analytics possuem uma experiência do usuário (UX – User Experience) avançada, altamente superior às planilhas. Através delas, os dados são transformados em informações de forma clara, facilitando o entendimento por parte dos colaboradores. Ao trocar as planilhas pelo Analytics é possível:
- Receber a informação na hora certa, configurando um alerta por e-mail àqueles que acompanham um KPI específico;
- Personalizar a interface do software, organizando dashboards com tabelas, gráficos, mapas ou recursos visuais de fácil compreensão;
- Criar relatórios completos em pouco tempo, de forma automatizada;
- Analisar dados estruturados, sem perdê-los em colunas e linhas, facilitando o acesso e entendimento.
Por fim, ressalto que as ferramentas de Analytics possibilitam uma governança de dados que as planilhas não são capazes de fazer. Essa tecnologia consegue armazenar um alto volume de dados, além de serem soluções em nuvem.
* Leonardo Farah é COO Data LATAM da Keyrus.