As exigências financeiras de armazenamento e gerenciamento de dados de grandes empresas levará 30 % delas direta ou indiretamente a monetizar seus ativos de informação pelo comércio, troca ou simplesmente venda até 2016, segundo o Gartner. Muitos estão começando a perceber o verdadeiro valor de mercado que seus ativos de informação têm dentro de suas próprias indústrias ou além delas. No entanto, a falta de experiência em lidar com dados de grandes e desenvolvimento de produtos de informação irá criar uma oportunidade para o crescimento de intermediários especializados, atuando como corretores de informação ou revendedores.
"A necessidade de justificar a despesa de armazenamento e gestão de grandes volumes de dados tem levado muitas organizações a considerar monetizar ou tornar um produto os seus ativos de informação", disse Doug Laney, vice-presidente de pesquisa do Gartner. "Por exemplo, diversos varejistas já estão gerando milhões de dólares por ano com receita adicional, colocando on-line os dados de ponto-de-venda e outros para parceiros de negócios para se inscreverem. Outras pessoas lançaram empreendimentos, embalagem e revenda de dados publicamente disponíveis, ou ousando a lançar produtos baseados em informações novas, como seguro e mercados financeiros ", diz o executivo do Gartner e explica que como muitas empresas estão mal equipadas para desenvolver e introduzir informações baseadas em produtos informações revendedoras se levantarão para ajudar as organizações a desenvolverem e executarem estratégias de informação e monetização de ativos.
O Gartner antecipa o aparecimento de "gestores de informação de produto" para liderar esses esforços internamente.
As novas oportunidades de renda informações transmitidas por significativa levará os fabricantes de web conectados produtos para garantir as suas ofertas recolher o uso muito, localização e dados do sistema possível. Para apoiar esses esforços, o Gartner, como parte de sua pesquisa "Infonomics", desenvolveu modelos de avaliação que ajudam as organizações a avaliarem seu potencial e perceber o valor econômico de seus ativos de informações.
"Os consumidores e as empresas devem reconhecer que seu uso pessoal, localização, perfil e dados de atividade tem um valor de mercado tangível. Eles deveriam protegê-lo e garantir que quando o fazem partes que recebem amplos serviços, produtos ou dinheiro para ele", disse Laney . "As empresas para monetizar os ativos de informação precisam ser sensíveis ao risco da reação pública contra tais práticas, que podem levar à um ambiente mais regulado." Recentemente, por exemplo, a Comissão de Comércio Federal dos EUA emitiu intimações para corretores de informações importantes a fim de faze-los revelar como coletaram, usam e protegem as informações pessoais de seus clientes.
Uma questão decorrente da tendência de monetizar os ativos de informação é que o sistema de gestão tradicional banco de dados e produtos de business intelligence e implementações não são bem adaptados para a partilha de dados. A implicação é que novas formas de tecnologia estão surgindo - com foco em ativos baseados em nuvem que permitem implementações de assinantes e acesso restrito aos segmentos de dados. "Uma cultura nascente de serviços de informação de hospedagem compartilhada já complementa os estabelecidos fornecedores consorciados de dados, e a maioria dos fornecedores têm utilizado tecnologias em nuvem ", concluiu o Laney.