2021 traz cenário animador para GovTechs no Brasil

2021 traz cenário animador para GovTechs no Brasil

Apesar de 2020 ter sido um ano desafiador para quase todos os setores da economia e a possível retração do PIB em 4,66%, os próximos meses tendem a superar as expectativas e carregarem um cenário positivo para alguns segmentos, como o das GovTechs, startups que tem como propósito trazer soluções tecnológicas para melhorar a gestão pública.

Já 2021 chega com a expectativa de crescimento acima de 3% no PIB. O início dos mandatos municipais geram uma perspectiva ainda maior de oportunidades para essas empresas, que há anos já estão mudando o cenário de muitas prefeituras e governos pelo país.

"O crescimento do PIB vai depender muito do caminhar da pandemia, acreditamos que a oportunidade está com as prefeituras; a grande maioria ainda enfrenta as consequências que o vírus trouxe, para auxiliar a manter as contas dos municípios no azul é natural que se busquem soluções que tragam não apenas economia de gastos, mas também de tempo", explica Marco Antonio Zanatta, fundador do AprovaDigital, GovTech que busca desburocratizar e tornar digitais os processos das prefeituras do Brasil.

Outro ponto que vale ressaltar é que o Índice Govtech da Iberoamérica, produzido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que busca entender a maturidade dos ecossistemas nos quais estas empresas trabalham, o Brasil foi destacado como quarto lugar, com um índice de 5.256 pontos - atrás apenas de Espanha (6.630 pontos), Portugal (6.283) e Chile (5.367).

Segundo André Brunetta, CEO do Zul+, autotech que auxilia no pagamento remoto de multas, pedágio, zona azul, IPVA, e outros serviços relacionados à mobilidade, as GovTechs estão diante de um cenário fértil não apenas para o surgimento de novas empresas, mas também para o fortalecimento das marcas já presentes no mercado. "O Brasil está em busca dessas soluções, isso significa que existe espaço e demanda. O fato de prover soluções tecnológicas que chegam para melhorar o sistema público é positivo, uma vez que tem impacto direto na população", afirma o executivo

Entretanto, tanto Marco quanto André alertam que, apesar de essas empresas estarem diante de uma grande oportunidade, ainda existem precauções a serem tomadas. Cada cidade possui uma realidade e é primordial que, antes de tudo, as empresas tenham capacidade de se adaptar às necessidades de cada governo.

Share This Post

Post Comment