Geladeiras tecnológicas usam inteligência artificial para identificar alimentos

Geladeiras tecnológicas usam inteligência artificial para identificar alimentos

Empresas investem em opções cada vez mais modernas

A edição de 2020 da CES, feira de tecnologia que acontece anualmente em Las Vegas, apresentou inovações impressionantes para quem deseja automatizar os processos do dia a dia.

Com modelos atualizados das geladeiras inteligentes InstaView ThinQ, da LG, e Family Hub, da Samsung, a promessa é de que as casas fiquem cada vez mais tecnológicas. No mercado, já existem modelos que mostram, por meio de aplicativos, o que há dentro do refrigerador. A promessa é de que as funções evoluam cada vez mais.

Ambos os modelos possuem câmeras com inteligência artificial, permitindo que o usuário saiba o que tem dentro do refrigerador sem precisar abrir as portas. Além disso, a IA avisa quais alimentos estão em falta e precisam ser repostos, além de sugerir pratos que podem ser preparados com os ingredientes disponíveis na geladeira.

O modelo da Samsung tem, de acordo com a empresa, uma inteligência artificial ainda mais atualizada, planejando refeições com a ajuda da Whisk, uma startup de tecnologia em alimentos adquirida pela Samsung em 2019. Por meio da ferramenta, o usuário pode planejar a refeição com até uma semana de antecedência, criando listas de compras mais eficientes.

Outra novidade do modelo Family Hub é o display sensível ao toque presente na porta do refrigerador, que pode ser usado como um quadro de avisos virtual ou para espelhar vídeos que estejam sendo reproduzidos por um smartphone Samsung.

Já no modelo InstaView ThinQ, da LG, as novidades são outras. Na porta do refrigerador está alocada uma tela que se torna transparente, permitindo que o usuário olhe para dentro da geladeira através do próprio vidro.

O modelo InstaView com Craft Ice, da LG, teve seu lançamento no ano passado, mas agora será comercializado em mais lugares. Este modelo dispõe de um dispenser na porta que produz bolas de gelo esféricas de duas polegadas e que, teoricamente, levam mais tempo para derreter.

As duas empresas, maiores investidoras no campo de geladeiras inteligentes, contam com diversos outros modelos disponíveis, ainda que com menos recursos. É possível encontrar aquelas que são gerenciadas por aplicativos de celular, outras com compartimentos inteligentes ou com melhor conservação do alimento. Várias marcas de geladeiras tecnológicas já podem ser encontradas no Brasil.

De qualquer forma, resta ao consumidor estabelecer suas prioridades para escolher o modelo que melhor se adequa à sua rotina. Opções não faltam na hora de deixar a cozinha mais inteligente.

Share This Post

Post Comment