Os desafios documentais do setor de Transporte e Logística são tema do ECM Meeting de Fevereiro

A Tecnologia vem sendo utilizada no segmento de Transporte  e Logística  como grande ferramenta, principalmente a partir da consolidação dos softwares e conceitos do TMS (Transportation Management System), que é composto por três módulos principais: planejamento, acompanhamento e controle. Para atingir sua plenitude é necessário ter uma interface  com outros softwares  de gestão  e principalmente disponibilizar as informações.transporte-e-logistica-e1480681935699

Parte importante desse processo  está o planejamento com objetivo a otimização de recursos como a ocupação (da capacidade) e aproveitamento (do tempo) dos veículos, redução da distância total percorrida e melhor precisão nos prazos de entrega.  O resultado é a redução de custos e um melhor nível de serviço a clientes, além de servir como referência para verificação de desvio pelo rastreador (gerenciamento de riscos).

O acompanhamento ou rastreamento, que utiliza sinais de rádio via satélite (GPS) ou antenas fixas de telefonia celular para possibilitar a localização e comunicação do veículo de transporte. Tal monitoramento atende a dois aspectos:

  • Operações logísticas: controle de tráfego e dos ciclos operacionais, dos tempos de carga e descarga, tempos de parada do motorista, solução on-line de problemas de manutenção, controle da temperatura do baú e integração com roteirizadores para indicar desvios;
  • Segurança: possibilita o acompanhamento quando escalado para viagem, carregando, liberado para viagem, em viagem, ou no pátio. Para evitar roubo e possibilitar a localização e recuperação da carga ou veículo existem diversos sensores com tal finalidade (portas da cabine e baú, ignição, bloqueador de combustível engate, etc). Fundamental para o gerenciamento de riscos.

Controle: é o módulo de Gerência de Transportes, que permite ao usuário visualizar e controlar todas as operações e custos de forma integrada. Tem duas finalidades distintas:

  • Gestão de frotas: direcionado para controles de cadastro, documentação, manutenção, consumo de combustíveis, lubrificantes, pneus e câmaras dos veículos; controle de funcionários, agregados e autônomos; estoques de peças, componentes e material de consumo; tacógrafo, etc.
  • Gestão de fretes: permite o cadastro de transportadoras e tabelas; facilita o cálculo dos fretes e oferece os valores provisionados para conferência, emite relatórios de desempenho das transportadoras, viabiliza simulações e disponibiliza informações para divulgação via Internet.

 

Todos estes aspectos importantes serão parte dos temas  do ECM Meeting Transporte e Logística, que acontece no próximo dia 9 de Fevereiro , no Hotel Golden Tulip – Alameda Santos, 85 – São Paulo.

Na mesa Redonda Paperless no Setor de Transporte e Logística: Uma discussão sobre os fatores críticos de sucesso para ampliar o uso de documentos eletrônicos e a eliminação do papel no transporte de cargas , o presidente da Connexxion e Vice-Presidente da ABRALOG – Associação Brasileira de Logística e Edson Carillo  e seus convidados irão  falar da importância   dos documentos que podem ser armazenados online e aqueles cuja regulamentação não permite sua migração para o digital, além de discutir  os desafios do setor e as melhorias com o advento de contratos e assinaturas digitais, comprovantes de entrega e outras exigências é o objetivo deste painel.

Para fazer outras informações sobre o evento e inscrições acesse: www.ecmmeeting.com.br/2017/logistica ou ligue para : (011) 3392-4111.

Share This Post

Post Comment