Projetos de lei SOPA e PIPA foram adiados

O político democrata do Senado dos EUA, Harry Reid, adiou a votação pelo Senado do projeto Protect Intellectual Property Act (PIPA), que aconteceria em 24 de janeiro. A decisão foi dada na sexta feira (20) e de acordo com a Reuters, a continuação de projetos de lei antipirataria foi postergada por prazo indefinido. 

O anúncio da possível aprovação da lei antipirataria online, na última semana, gerou protestos de grandes companhias de Internet, invasão de sites e a prisão dos fundadores do Megaupload. Ambas as leis visam proteger a indústria da música e cinema, que perderam milhões de dólares depois da onda de downloads e compartilhamento de arquivos ilegais.

Mas, depois dos protestos e repercussão nas mídias sociais e sites como Wikipedia, Google, Facebook, Twitter, entre outras, foi postergada a decisão de aprovação das leis. Segundo a Reuters, o deputado federal Lamar Smith, republicano, que preside o Comitê Judiciário da Câmara Federal norte-americana, anunciou que seu comitê adiaria a tramitação do projeto semelhante ao PIPA, conhecido como Stop Online Piracy Act (SOPA) até que surja acordo mais amplo sobre o conteúdo das leis.

Share This Post

Post Comment