Com atuação no Brasil, Argentina e México, e uma das maiores empresas de outsourcing de impressão e de projetos de integração de soluções para gestão documental corporativa no Brasil, a Low Cost possui uma equipe de profissionais em constantes deslocamentos para atender a grandes clientes, entre eles Alpargatas, CPFL, CSN, Delphi, Otis, Pfizer, Philips, Rhodia, Sanofi, Siemens, Yamaha, Gerdau entre outras grandes companhias, que realizam mais de 100 milhões de páginas por mês e a partir de 50 mil equipamentos. São mais de 40 mil usuários envolvidos.
Com a finalidade de facilitar a comunicação avançada entre seus colaboradores a partir da mobilidade e colaboração, a Low Cost decidiu mudar seu antigo sistema de e-mail para o Google Apps e a Dedalus surgiu como opção natural para este projeto porque a empresa é uma de suas principais parceiras da Low Cost no desenvolvimento de aplicações, além de ter atuação de destaque como fornecedora de soluções para a computação em nuvem e Google Apps Premier Reseller.
“A Dedalus é parceira, em outros serviços de desenvolvimento e como temos uma relação de confiança e fidelidade com os nossos parceiros, nada mais natural que acioná-los para este projeto”, comenta Francis Safi, CEO e fundador da Low Cost, que destaca as melhores práticas como cultura da sua companhia, o que impulsionou a ideia de aprimorar a comunicação por e-mail, uma vez que se trata de uma ferramenta vital para o atendimento aos clientes. “O Google Apps foi escolhido pela alta disponibilidade oferecida e também pela possibilidade de redução de custos. A mudança gerou um alto ganho na produtividade, fator sine qua non que está no DNA da Low Cost. A Dedalus entrou naturalmente no projeto também porque o conjunto de serviços oferecidos para este projeto se mostrou o mais adequado”, ressalta.
A Dedalus implantou um projeto piloto, de forma gradual, começando pelo recurso de servidor de e-mail, substituindo com grandes vantagens nosso modelo anterior. “Por ser o e-mail o ponto nevrálgico da comunicação para as empresas, um dos principais ganhos em nosso projeto com o Google Apps foi a redução de custos, a eficácia na filtragem de SPAM, que dispensa ferramentas adicionais e não eficientes”, conta o presidente da Low Cost. “As outras grandes vantagens conquistadas incluem a estabilidade e a segurança porque os servidores da Google têm alto grau de disponibilidade e depois que migramos, nunca ficamos sem o serviço, além de termos adicionado o Gtalk para a comunicação - o que reduziu sensivelmente os custos com a comunicação por voz entre as equipes e mercado”.
As melhorias mais sensíveis proporcionadas pelo Google Apps à Low Cost, segundo o executivo, envolvem colaboração e compartilhamento a partir dos dispositivos móveis entre as equipes de operações e vendas. “A solução da Google para dispositivos móveis é muito boa e foi implementada paralelamente, o que gerou agilidade na orientação do pessoal em campo”, conta o executivo.Segundo Mauricio Fernandes, presidente da Dedalus, a migração para o novo ambiente em nuvem foi tranquila, “pois a adesão das equipes na nova plataforma foi rápida e sem transtornos, pois a cultura da Low Cost e de seus colaborações está baseada na valorização das mudanças, na inovação. “A Low Cost está sempre atenta e disposta a inovar e, como a comunicação é um fator muito valorizado da sua cultura corporativa, a computação em nuvem chega para impulsionar as relações humanas em uma organização sólida e de forte liderança no mercado. Quero destacar um comentário do próprio Francis Safi: as ferramentas Google horizontalizam a comunicação na empresa, o que é fundamental para a participação e troca de informações em uma empresa de TI, como a Low Cost”.