Destaque para os projetos de migração para o novo ERP digital da SAP e da tendência de adoção de múltiplas soluções pelos clientes
Soluções cloud seguem crescendo sólidos dois dígitos com destaque para os softwares de gestão do capital humano, marketing e relacionamento com o consumidor, além do SAP HANA Enterprise Cloud
A SAP Brasil registrou mais um ano com forte crescimento na receita de soluções em nuvem e na venda de licenças, impulsionado pela diversificação do portfólio e com mais clientes adotando tecnologias para diversas áreas da empresa, como é o caso de Customer Experience (SAP CX), que reúne sistemas de relacionamento com clientes, e-commerce e marketing cloud, e os sistemas de gestão do capital humano, como o SAP SuccessFactors, ambas as linhas com sólido aumento de dois dígitos.
Outro destaque do ano foi o crescimento no número de empresas que iniciaram a implementação do SAP S/4HANA, a versão digital e mais avançada do sistema de gestão da SAP e carro-chefe da empresa. Esse é o caso recente das empresas BRK Ambiental, Via Varejo, MRS Logística, Prevent Senior e CTG Brasil, cujos projetos foram fechados no último trimestre.
“Tivemos um dos melhores anos da década para a SAP, com muitas empresas retomando seus investimentos em tecnologia para dar sustentação à estratégia de crescimento de longo prazo. Esse cenário se reflete na adoção do SAP S/4HANA e também do SAP HANA Enterprise Cloud, sistema que ajuda as companhias a preparem as operações para adoção de tecnologias em nuvem, e que para nós serve também como um indicador de que as organizações, após concluírem a digitalização dos processos – da área de compras ao RH – seguirão investindo em tecnologias emergentes para darem o salto necessário à transformação e inovação do negócio em um futuro próximo”, explica Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.
Outro fator, que a executiva relaciona ao aquecimento da economia, é a distribuição dos projetos em diversas indústrias, com destaque para o segmento financeiro, com dois dígitos, que segue optando por investir em soluções licenciadas. Varejo também se destacou, com crescimento de dois dígitos em soluções cloud, espalhadas em diversas linhas de produtos. A SAP fechou o ano com 14.500 clientes em território nacional.
Resultados do último trimestre reforçam SAP S/4HANA como principal aposta das empresas brasileiras para transformar seus negócios
O último trimestre de 2019 refletiu os resultados dos demais períodos do ano, com crescimento tanto em soluções cloud como na venda de licenças e empresas em segmentos diversos adotando as soluções SAP, com destaque para projetos nos setores de saúde e utilities (serviços como distribuição de energia e água). O SAP S/4HANA seguiu tendo forte impacto na receita, avançando três dígitos em nuvem.
Em utilities, que registrou crescimento de dois dígitos em cloud, a SAP destaca o projeto com a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento do Brasil, beneficiando 15 milhões de pessoas em mais de 100 cidades, embarcando em uma jornada de transformação digital ao lado da SAP. Com uma combinação de SAP S/4HANA e soluções cloud como SAP Concur, SAP SuccessFactors e SAP Ariba, a empresa que atua com água e esgoto procura se tornar totalmente digital enquanto consolida várias operações de concessão pública em uma estrutura integrada, melhorando as sinergias das transações.
Outro exemplo é a CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e subsidiária da China Three Gorges Corp (CTG), maior produtora de energia limpa do mundo. A companhia escolheu produtos da SAP para apoiar sua estratégia de crescimento no Brasil, que está focada em energia limpa, inovação e intercâmbio de conhecimento entre o país e a China, e adota o sistema de gestão SAP S/4HANA e o SAP Ariba. O objetivo é unificar a gestão de todas as empresas adquiridas no País em uma plataforma robusta, acessar informações em tempo real e ter uma solução de compras confiável e que permita consolidar operações, melhorar a gestão e tomar melhores decisões.
Já a Via Varejo, empresa com mais de 1 mil lojas em todo o Brasil, transitou pela economia digital durante o último ano promovendo uma transformação completa de suas operações de comércio eletrônico. A empresa está adotando o SAP S/4HANA Private Cloud, o SAP Ariba (para gestão de compras) e o SAP SuccessFactors (solução de gestão do capital humano) para permitir uma mudança em seu modelo de negócios e que permita reações mais rápidas às vendas, tudo sob uma plataforma unificada, eficiente e escalável.
A MRS, operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, também avança na transformação digital ao lado da SAP. A empresa, cujo processo de renovação antecipada da concessão está em andamento junto aos órgãos reguladores, está adotando o sistema de gestão SAP S/4HANA, Digital Supply Chain, SAP C/4HANA e SAP Concur para contar com uma plataforma unificada, criar processos integrados para as áreas de back office e de manutenção. O projeto também vai melhorar processos da área de negócios, contando sempre com manutenção preditiva e aprendizado de máquina para maior inovação.No segmento de saúde, a Prevent Senior, uma das empresas de serviços de saúde que mais cresce no Brasil, está gerenciando seu plano nacional de expansão e fez uma parceria com a SAP para transformar seu ERP. A empresa, com taxa de crescimento do lucro líquido de 35% ano a ano, está adotando o sistema de gestão SAP S/4HANA, integrado à SAP Cloud Platform, para otimizar informações financeiras, fluxos de trabalho e ter dados em tempo real para tomada de melhores decisões.
Resultados globais
Globalmente, a SAP atingiu todas as suas metas de receita e lucro em 2019. No ano, os novos pedidos de soluções na nuvem somaram 2,27 bilhões de euros, um aumento de 25% na comparação com 2018 e 31%, excluindo a infraestrutura como serviço (IaaS). As subscrições e suporte aumentaram 23%, ultrapassando 12 bilhões de euros no final do ano. Já a receita de cloud foi de 6,93 bilhões (IFRS), alcançando as perspectivas para o ano inteiro. Já a receita proveniente das licenças de software teve queda de 2% na comparação ano a ano, para 4,53 bilhões de euros. Os novos pedidos para licenças de nuvem e software ultrapassaram 11,5 bilhões de euros, um crescimento de 10% em 2019 em comparação com 2018. A receita de cloud e software totalizou 23,01 bilhões de euros (IFRS), também atingindo as perspectivas do ano. Com relação à receita total, o aumento foi de 12% em 2019 na comparação com o ano anterior, para 27,55 bilhões de euros (IFRS).
"A estratégia da SAP de ser a empresa com experiência desenvolvida pela a empresa inteligente está ressoando. Cada vez mais os clientes estão recorrendo à SAP e à Qualtrics para fechar sua experiência na inteligência. Ao mesmo tempo, continuamos a ver forte adoção do S/4HANA como o núcleo da empresa inteligente em todos os modelos de implantação", afirmam Jennifer Morgan e Christian Klein, co-CEOs da SAP.
Os resultados globais do último trimestre de 2019, também divulgados pela companhia, apontam que os novos pedidos de soluções na nuvem foram de 878 milhões de euros, um aumento de 19% e um crescimento de 20%, excluindo o IaaS. A receita aumentou 35% para 1,90 bilhão de euros (IFRS). Já a receita de licenças de software caiu 4% para 2,00 bilhões de euros (IFRS). Os pedidos para licenças de nuvem e software ultrapassaram 5 bilhões, com crescimento de 6% ano a ano; já as receitas de nuvem e software cresceram 8% em 2019 na comparação com o ano anterior.
Resultados América Latina
Na América Latina, A SAP divulgou os resultados do quarto trimestre com forte aumento em todas as linhas de soluções, com crescimento de dois dígitos tanto em venda de licença como na nuvem. Com esse resultado, a SAP registra 18 trimestres consecutivos de crescimento nas soluções cloud na região. Toda a região cresceu dois dígitos na nuvem, destacando Brasil, México, Argentina e Peru. A plataforma inteligente SAP S/4HANA continuou a marcar um crescimento constante em 2019, tanto em licenças como na nuvem. O ano também registrou crescimento de dois dígitos nas soluções SAP Qualtrics e SAP Customer Experience (CX), reforçando que as empresas latino-americanas estão colocando a gestão de experiências entre as principais prioridades da agenda.
“Em uma estrutura de constantes desafios como a da América Latina, com grandes mudanças políticas e uma macroeconomia desafiadora, a SAP completou um grande ano na região: consolidou-se como um parceiro estratégico para que 4 mil novos clientes contem com recursos inovadores para transformar, digitalizar seus negócios e continuar sendo relevantes no mundo em evolução da economia digital”, afirmou Claudio Muruzabal, presidente da SAP na América Latina e Caribe. "Tudo isso foi adicionado à necessidade de obter sucesso na economia da experiência, onde as soluções SAP deram o tom durante o ano de 2019", acrescentou.