Empresas não estão preparadas para garantir segurança e privacidade de dados

As empresas estão despreparadas, quando o assunto é a segurança e a privacidade dos dados coletados diariamente. Essa é a conclusão do estudo global Edelman Privacy Risk IndexSM, desenvolvido pela Edelman em parceria com o Ponenon Institute. Foram entrevistados mais de 6.400 executivos responsáveis pelo gerenciamento de dados em 29 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Os resultados do Edelman Privacy Risk IndexSM deixam clara a fragilidade da gestão dos riscos financeiro e de reputação relativos ao vazamento ou uso indevido de informações pessoais. Além disso, mostra que as empresas não estão reagindo com rapidez suficiente ao deparar com problemas.

Os dados coletados no Brasil mostram que o cenário local não é diferente. Veja os resultados referentes ao país:

 

  • Falta de prioridade: Mais de metade (51%) dos respondentes dizem que a sua organização não considera privacidade e segurança de informações pessoais uma prioridade da empresa. Com relação ao cumprimento da legislação vigente neste tema, apenas 21% têm certeza de que isso é feito;

 

  • Falta de recursos: 43% consideram que a sua organização não tem a experiência, treinamento ou tecnologia para proteger informações pessoais, e 40% dizem não contar com os recursos adequados;

 

  • Falta de Transparência: Apenas 26% dos entrevistados acreditam que a sua empresa é transparente sobre o que faz com as informações de clientes e de funcionários, e 52% informam que a organização é lenta para responder a queixas de consumidores e de órgãos regulatórios.

 

Os números deixam claro que a realidade das empresas está aquém da crescente pressão dos consumidores e da legislação, que esperam que os dados pessoais sejam utilizados de forma responsável e segura.

É também preocupante como problemas com essas informações podem abalar a confiança dos consumidores. De acordo com pesquisa realizada pela Edelman em 2012, 85% dos entrevistados sente que as empresas devem levar mais a sério a segurança e a privacidade de dados, e 70% disse estar mais preocupado com estas questões hoje do que há cinco anos atrás.

"As descobertas do Edelman Privacy Risk Index revelam alguns caminhos para empresas reduzirem a distância entre suas práticas e as expectativas dos consumidores sobre a segurança de dados pessoais. Do ponto de vista da comunicação e do engajamento público, o que é mais preocupante é a falta de clareza e transparência das organizações em relação a esses assuntos", afirma Pete Pedersen, presidente global da prática de Tecnologia da Edelman.

"Com o crescente interesse dos consumidores, da mídia e dos órgãos regulatórios sobre privacidade, as empresas simplesmente não podem se dar ao luxo de arriscar sua reputação ao deixar de lado esse aspecto. Vemos, inclusive, uma oportunidade para que as mesmas ampliem seus níveis de confiança a partir da gestão inteligente de dados", complementa Ben Boyd, presidente global da prática de Corporate da Edelman.

A pesquisa também identificou a falta de entendimento sobre os riscos potenciais relacionados com a segurança de dados e privacidade. Mais de metade (51%) dos respondentes considera que a violação de dados não impacta negativamente sua reputação ou posição financeira, apesar de quase três quartos (71%) dos consumidores dizerem que iria deixar a empresa depois de uma violação de dados. Por fim, 57% das organizações acreditam que os funcionários não entendem a importância da privacidade e segurança de dados e dois terços não se esforçam para capacitá-los para lidar com essas questões.

 

Calculadora online ePRI

 

A Edelman Significa, escritório brasileiro da agência, disponibiliza em seu site uma calculadora online, que permite às empresas avaliarem o risco referente à segurança de seus dados (https://www.edelman.com/privacy-risks/). A ferramenta fornece uma pontuação e quanto mais elevado o escore de risco, mais suscetível está a empresa a ter abalos em sua reputação ou perdas econômicas como resultado de problemas relacionados a segurança de informações.

"Este é o estudo mais abrangente sobre privacidade, proteção de dados e gerenciamento de acidentes de violação de dados já realizado. O Edelman Privacy Risk Index permite às organizações compreenderem melhor seus riscos e também se compararem a outras empresas do mesmo setor, da mesma região ou do mesmo porte e, assim, desenvolverem estratégias e políticas adequadas para lidar com o tema”, diz Larry Ponemon, fundador do Ponemon Institute.

"As empresas sabem que o uso eficiente das informações pessoais de consumidores pode conduzir à inovação, a melhores serviços ao consumidor e mais inteligência de marketing, mas, apenas agora, começam a entender que a utilização indevida de informações pessoais pode minar a confiança dos consumidores e conduzir a uma regulamentação mais restritiva.", conclui Jules Polonetsky, diretor e co-presidente do Fórum Futuro da Privacidade.

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