À medida que as organizações enfrentam o desafio de administrar o crescente uso de dispositivos móveis e aplicativos em múltiplas redes, elas deixam de dedicar tempo para lidar com questões que permitam inovação e agilidade nos negócios. Para ajudar a simplificar questões de operação de rede, a Cisco anunciou durante o evento Cisco Live, em Londres, novas soluções da linha Cisco Unified Access™, que convergem redes cabeadas e sem fio, proporcionando simplicidade e inteligência em toda a rede. As novas soluções também incluem funcionalidades como interfaces abertas software-defined networking (SDN), que oferecem maior proteção ao investimento e, no futuro, com suporte a novas funcionalidades.
O Cisco Unified Access é a estratégia da Cisco para unificar redes privadas cabeadas e sem fio e redes –VPNs (Virtual Private Networks -) em uma infraestrutura única, altamente segura e baseada em política e solução administrativa uniforme.
Antes, as redes sem fio eram construídas como sobreposições às cabeadas, resultando em duas redes lógicas para administrar, com funcionalidades e serviços discrepantes e maior complexidade. Esses problemas cresceram à medida que os usuários traziam múltiplos dispositivos para a rede, trazendo dificuldades para a área de TI para implantar políticas de acesso comum, permitir o BYOD (Bring Your Own Device), com segurança, por exemplo.
A arquitetura de rede Cisco Unified Access tem como base o novo Plano de Dados de Acesso Unificado da Cisco (Cisco Unified Access Data Plane - UADP) ASIC, que elimina o tráfego de rede cabeada e sem fio, proporciona alto desempenho e escala, e permite que serviços consistentes sejam aplicados. O UADP ASIC apresenta um plano de dados programável, permitindo o emprego de serviços de SDN. Foram anunciados dois novos produtos Cisco Unified Access com o UADP ASIC incluído:
- Nova funcionalidade de controle Cisco Catalyst® 3850 Unified Access Switch com LAN (WLAN) embutido
- Novo dispositivo Cisco® 5760 Unified Access WLAN Controller com software baseado em IOS e desempenho de 60Gbps
A empresa também anunciou novas versões das políticas e soluções administrativas do Cisco Unified Access:
- Novo Cisco® Identity Services Engine (ISE) 1.2
- Novo Cisco® Prime™ Infrastructure 2.0
O Cisco Unified Access é composto de:
Uma única rede que inclui uma camada de acesso mais rápida e mais inteligente e que gerencia o surgimento de novos dispositivos e aplicativos, apresentando:
- O novo Cisco Catalyst 3850 Switch, proporcionando uma única infraestrutura física para redes cabeadase sem fio. O Catalyst 3850 Switch oferece funcionalidade de controle integrada com LAN cabeada e sem fio. Também suporta inteligência de rede comum e consistente, com visibilidade total e análises para solução mais rápida de problemas, e qualidade de serviço hierárquica granular em toda a infraestrutura. Essa inteligência comum e consistente está baseada no uso de um único IOS e um único ASIC cabeado e sem fio – o novo Unified Access Data Plane (UADP) ASIC.
- Um novo dispositivo Cisco 5760 Wireless LAN Controller baseado em IOS. Usando o Cisco UADP ASIC, o 5760 proporciona 60Gbps de capacidade com potencialidades hierárquicas QoS para implantação centralizada.
- Arquitetura aberta Cisco onePK para rede definida por software (SDN), um conjunto de ferramentas de desenvolvimento que permite que aplicativos recebam informações dos switches e roteadores da Cisco, oferecendo um plano de dados programável que possibilita proteção a investimentos via implantação rápida de funcionalidades. O Cisco onePK se alinha com a estratégia de software da Cisco para permitir a programação de redes e reafirma o investimento contínuo da Cisco em software e SDN.
Uma política única para gerenciar uma política central baseada em contextos de redes cabeadas e sem fiio e VPN, incluindo:
Cisco Identity Services Engine (ISE) permite que administradores criem uma política única simplificada para múltiplos métodos de acesso e tipos de dispositivo e estabeleçam a aplicação automatizada de controle de acesso com uma política que regulamenta a segurança, o controle de dispositivos e autenticação de usuário, independente da forma de conexão: cabeada, sem fio ou via VPN.
- A nova versão do Cisco ISE 1.2 acrescenta integração de gerenciamento de dispositivo móvel (mobile device management - MDM) com as principais soluções da indústria, incluindo Good, Airwatch, Mobile Iron Zenprise e SAP, para aprimorar o gerenciamento e proporcionar uma solução única e simplificada.
Um gerenciamento para proporcionar uma plataforma convergente visibilidade e segurança no desempenho das aplicações e serviços em toda a rede, incluindo:
- Cisco Prime Infrastructure 2.0 proporcionando uma experiência de 360 graus para os aplicativos, serviços e usuários finais, oferecendo novos fluxos de trabalho automatizados para simplificar a operação. O Cisco Prime Infrastructure 2.0 também está atualizado para permitir que a TI integre os novos componentes da nova infraestrutura do Unified Access, incluindo o Cisco Catalyst 3850 switch e o Cisco 5760 Wireless LAN Controller.
Todos os produtos estão disponíveis, com exceção do Cisco Prime 2.0 (programado para ser disponibilizado em 1° de março de 2013) e o Cisco ISE 1.2 (março de 2013).
O Cisco Unified Access possibilita a ‘Internet de todas as coisas’
O Unified Access é a base para permitir a “Internet de todas as coisas” – conectando pessoas, dados, processos e coisas de forma inteligente, com mais simplicidade, escala, eficiência, interfaces abertas e segurança. O Unified Access ajuda os clientes a fazer a transição para a Internet de todas as coisas, permitindo que eles introduzam serviços inovadores.