Pesquisa aponta que dispositivos móveis registram incidentes de segurança

A Check Point Software Technologies , empresa de atuação mundial em segurança na internet, anunciou os resultados de um novo relatório que revelou que o número de dispositivos móveis pessoais conectados à rede corporativa duplicou nos últimos dois anos – e aproximadamente a metade desses dispositivos armazena dados sensíveis.  O relatório O Impacto dos Dispositivos Móveis para a Segurança da Informação, revela que 71% das empresas acredita que a adoção de dispositivos móveis impulsionou o número de incidentes de segurança, citando entre suas maiores preocupações a perda e a privacidade de informações sensíveis, armazenadas em dispositivos de funcionários, inclusive e-mails corporativos (79%), dados de clientes (47%) e informações de login de rede (38%).

Os smartphones e os tablets estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo, trazendo benefícios significativos para as companhias, como maior produtividade e acesso mais fácil a recursos.  Enquanto essa tendência cresce, os administradores de TI lutam para garantir a segurança dos milhares de dispositivos e sistemas operacionais envolvidos e, ao mesmo tempo, proteger a empresa contra a perda de dados e a crescente presença de ameaças móveis.

“A consumerização de TI está entre as principais preocupações dos executivos de informática esse ano, e queremos saber dos administradores de TI quais são os desafios atuais em relação a computação móvel", diz Juliette Sultan, chefe de marketing global da Check Point Software Technologies.  “A explosão dos dispositivos móveis conectados à rede corporativa abre ainda mais espaço para a perda de dados e dificulta ainda mais o gerenciamento de segurança.  De acordo com nossa previsão, essa tendência manterá seu ritmo de crescimento em 2012, incentivando as companhias a aplicar políticas de acesso remoto para reduzir a frequência, o risco e os custos associados à segurança móvel da empresa”.

Principais conclusões do relatório:

  • Maior número de conexões às redes corporativas por meio de dispositivos móveis - Aproximadamente 94% das empresas entrevistadas registraram um aumento do número de dispositivos móveis pessoais conectados à rede corporativa, com 78% dos participantes observando 100% de crescimento nos últimos dois anos.

 

  • Dispositivos móveis mais comuns e seus riscos de segurança - Apple (30%) e Blackberry (29%) foram os tipos mais comuns de dispositivos móveis conectados às redes corporativas, seguidos pela Android (21%). Quase metade dos participantes (43%) também acredita que os dispositivos Android representam o maior risco à segurança móvel.

 

  • O comportamento do funcionário influi na segurança dos dados móveis - A maioria das empresas acredita que o maior impacto sobre a segurança de dados móveis é a falta de consciência em relação à segurança entre os funcionários – seguido pela navegação móvel (61%), conectividade Wi-Fi sem segurança (59%), dispositivos perdidos ou roubados (58%) e download de aplicativos móveis maliciosos (57%).

  • Correlação entre o aumento de dispositivos móveis e os incidentes de segurança - Aproximadamente 71% das empresas acredita que os smartphones e os tablets contribuíram para o aumento do número de eventos de segurança em suas empresas nos últimos dois anos.

 

  • Muitos dispositivos móveis armazenam dados sensíveis do cliente e da empresa - Dispositivos pessoais e das empresas geralmente armazenam e acessam uma grande variedade de informações, inclusive e-mails (79%), dados de clientes (47%) e credenciais de login (38%) a partir de bases de dados internas ou aplicativos corporativos.

A Check Point manteve sua liderança em proteção de dados móveis por mais de onze anos. Enquanto as companhias enfrentam os desafios de garantir a segurança dos seus dados e aceitar a consumerização de TI, o Mobile Access Software Blade da Check Point oferece conectividade SSL VPN e tecnologia de criptografia avançada para protegê-los das ameaças à segurança móvel quando o usuário se conecta à rede corporativa,  a qualquer hora e em qualquer lugar.

O estudo, O Impacto dos Dispositivos Móveis para a Segurança da Informação, entrevistou mais de 750 profissionais de TI e segurança nos EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Japão. A amostra representa empresas de todos os tamanhos e de várias indústrias, incluindo os setores financeiro, industrial, de defesa, varejo, saúde e educação. Para visualizar o relatório completo, acesse: https://www.checkpoint.com/downloads/products/check-point-mobile-security-survey-report.pdf.

“Uma boa estratégia de segurança móvel deve educar os funcionários em relação às políticas de segurança móvel, simplificar a administração e reforçar os controles apropriados de acesso seguro para proteger os dados móveis. A Check Point oferece esse nível de flexibilidade – ajudando a empresa a garantir a segurança de todas suas redes e dispositivos móveis dentro de uma visão abrangente do ambiente corporativo”, conclui Sultan.

Share This Post

Post Comment