O ano de 2014 no mercado de impressoras

O ano de 2014 no mercado de impressoras

A consolidação de alguns movimentos foi o marco do ano de 2014 no mercado mundial de impressoras. Como todo o segmento que envolve hardware, o período foi de diminuição de preços. Para evitar a contínua commoditização dos produtos, a maioria dos fabricantes investiu em tecnologias de software embarcadas em seus equipamentos. Para isso, seguiram a demanda do cliente-usuário, que deseja aproximação com o workflow, processos automatizados para substituir ao máximo o papel, integração com mobilidade e cloud-enabled.

Algumas marcas devem preparar-se para uma onda mais forte de aquisições, aponta o analista-chefe das revistas Imagem Channel e Workflow, Robert Palmer, em texto publicado recentemente. Para ele, o mercado caminha para uma gestão melhor das informações e as impressoras têm se tornado peça importante nessa organização. Mesmo com alguns fabricantes diminuindo a produção e embarque, ele vê sinais positivos de uma reorganização que trará nova força ao mercado.

- A importância da gestão de documentos e informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

É o caso da gestão de parque de impressoras, que alguns fornecedores fazem de forma terceirizada, além de oferecerem softwares específicos para esse controle. Segundo ele, essa transferência do gerenciamento das máquinas faz com que os clientes tenham novo foco no core business.

Em termos de tendências de produtos, o analista aponta que os movimentos sentidos em 2014 devem ficar mais fortes em 2015. Entre eles: a transição da função única para MFP, de monocromático à cor, de A3 para A4 e, a do transacional para ambientes contratuais. Tudo por conta da busca por custos mais baixos entre as empresas usuárias.

A consumerização das multifuncionais é outra tendência destacada. Com os usuários de áreas de negócio ganhando força na tecnologia das empresas, as interfaces estão cada vez mais amigáveis, com telas sensíveis e parecidas com o que se encontra nos tablets e smartphones. Recursos e aplicativos embutidos, também com cara de mobilidade, estão fazendo sucesso e devem continuar a mudar a cada das impressoras nos próximos anos.

Share This Post

Post Comment