O caminho para a computação em nuvem

Estas soluções de infraestrutura física pré-configurada, ou “pacotes tecnológicos” padronizados, agregam soluções de infraestrutura em apenas uma estrutura ou “módulo”, solucionando os riscos associados à adoção da nova tecnologia nas áreas de energia, resfriamento, velocidade de transmissão de dados, utilização do espaço físico e desempenho em geral. Além disso, estão disponíveis em diversas configurações que se adaptam a cada empresa e são escaláveis para adaptarem-se a mudanças e necessidades futuras por conta da evolução do negócio.

Para Jorge de La Fuente, especialista em Infraestrutura Física Unificada da Panduit, “mais do que nunca, a nuvem e a virtualização são realidades, e os benefícios obtidos com as soluções pré-configuradas são bastante efetivos”.  “Além da economia de tempo e de custos ser bastante tangível, este tipo de solução facilita o acesso das empresas às tecnologias mais recentes e propicia o retorno sobre investimento em menos tempo”, enfatiza o executivo.

Fácil Escalabilidade

A solução pré-configurada de infraestrutura física unificada foi desenvolvida para simplificar o crescimento, assim sendo conta com a capacidade de variar desde uma configuração básica do rack fechado até uma bastante completa, com um investimento acessível e menor tempo ocioso. Os módulos suportam facilmente migrações de 10G a 40G ou 100G.

Equilíbrio Energético e Térmico

Uma das vantagens da pré-configuração é assegurar o uso equilibrado de energia, pré-estabelecendo padrões para o fluxo de ar e projetos sinérgicos que maximizem a eficiência térmica. Além disso, os módulos saem de fábrica com várias outras características, como: perfuração e design especial da estrutura dos racks fechados para maximizar o fluxo de ar; difusores e vedação que separam as correntes de ar e minimizam troca de ar quente e frio; projeto que propicia a distribuição da carga térmica, maximizando a disponibilidade do fluxo de ar para resfriamento. Estas características possibilitam que os módulos de infraestrutura física garantam a maior eficiência térmica possível.

Implementação rápida

Contando com todos os sistemas pré-projetados e especialmente pré-configurados para o rack fechado, o tempo para a etapa de implementação diminui drasticamente. De fábrica, a solução pode incluir: pré-configuração para o gerenciamento do sistema térmico; pré-configuração para o sistema HSDT para transmissão de dados em alta velocidade em cabeamento de cobre e fibra; sistema de administração do cabeamento, com os sistemas e subsistemas pré-estabelecidos de fábrica para a configuração específica do módulo; sistema de identificação do cabeamento para acelerar ainda mais o processo de implementação no rack fechado; e sistema de aterramento adaptado às especificações do sistema.

Com todos esses sistemas prontos e testados de fábrica, o tempo de trabalho é reduzido em até 80%, benefício inédito que garante economias tangíveis, facilitando a adoção da virtualização e reduzindo o investimento inicial e o prazo para entrega do projeto.

Share This Post

Post Comment