Confira as dicas da F-Secure para garantir a segurança de crianças e jovens na Web

O mundo online se desenvolve tão rápido que muitos adultos não conseguem se atualizar para acompanhar os filhos na Internet e acabam deixando-os sozinhos perante os riscos.Na tentativa de ajudar os pais a cuidar do conteúdo que é acessado por crianças e adolescentes, a F-Secure, multinacional do setor de segurança em software e serviços, elaborou uma lista com uma série de dicas para auxiliar pais e responsáveis a adotar medidas que ajudarão a criar um ambiente livre de ameaças.kids

"É importante lembrar que a internet pode ser uma tecnologia que coloca as pessoas em contato com milhares de assuntos diferentes, mas sozinha a tecnologia não pode proteger ninguém. Ensinar as crianças como se comportar e quando sinalizar que existe algo errado ou ameaçador é essencial. Essa conversa de mão dupla é uma forte arma para combater as ameaças online, especialmente com a presença cada vez mais constante do bullying virtual", explica Leandro Hernandez, Vice-presidente da F-Secure para a América Latina.

 

Colocar uma potente defesa tecnológica para proteger crianças e jovens é algo fácil e essencial. Isso irá filtrar a maior parte dos problemas deixando os pais livres para lidarem com questões mais pessoais. Por exemplo,o bloqueio de conteúdo adulto evita a situação delicada de ter que responder questões embaraçosas e as crianças poderão navegar pela internet de forma segura.

 

As regras para uma criança nem sempre se aplicam a outra, assim como os hábitos de uso de internet variam de acordo com a idade. Os pais irão escolher como proceder de acordo com a faixa etária e, com as dicas a seguir, essa tarefa poderá ser simplificada.

 

Criar usuários diferentes para cada membro da família

Isso permitirá ajustar o "controle dos pais" para cada uma das crianças. Por exemplo, bloqueando fóruns e salas de bate-papo para os pequenos, mas permitindo o seu uso por adolescentes.Esses controles também podem ser usados para as crianças em idade escolar. Ao criar o "período da lição de casa", por exemplo, os pais poderão bloquear o acesso a qualquer site que não seja educacional durante esse período específico.

 

Lista de sites pré-aprovados para crianças mais jovens

Muitas crianças se divertem usando a internet desde bem pequenase elas sempre querem ver os mesmos sites várias vezes. Criando uma lista de sites pré-aprovados é possível liberar o acesso aos que elas gostam e bloquear todo o resto. Dessa forma elas não irão se deparar com algo que não seja adequado à sua idade.

 

Converse com os adolescentes antes de deixá-los entrar em uma rede social

É preciso definir regras antes de deixar crianças e jovens entrarem em redes sociais como Facebook e Instagram. Cada criança é diferente. Alguns pais querem ter acesso às contas de seus filhos e assim podem acompanhá-los quando quiserem.Mas é preciso ficar atento, pois essa atitude pode levar o jovem a criar um novo perfil com nome diferente. Uma boa ideia é permitir que eles se tornem "amigos" somente  daquelas pessoas que já conhecem na vida real. Independente da abordagem escolhida é muito importante ajudá-los a criar um perfil que não seja público e com restrições de privacidade. A F-Secure dispõe de ferramenta (https://www.facebook.com/FSecureSafeProfile) que permite testar o perfil do Facebook, verificar o que é público e entender como mudar as definições de segurança.

 

Não se esqueça dos smartphones e tablets

Muitas crianças têm acesso a esses dispositivos e a forma como os usam não é diferente dos computadores, então também precisam ser protegidos. Softwares de segurança de dispositivos móveis são baixados como se fossem um aplicativo ou são oferecidos como parte do pacote de segurança quando se compra um computador. Defina também o "controle dos pais" nesses dispositivos da mesma forma como faz no computador.É sensato definir uma senha para os dispositivos das crianças, assim elas precisarão recorrer aos pais antes de realizar downloads ou comprar aplicativos. Isso significa também evitar surpresas desagradáveis ao receber a conta.

 

Lembre-se, a Internet é maravilhosa: crianças e jovens precisam apenas de um direcionamento para desfrutá-la de forma segura. Para mais informações sobre como proteger a família no ambiente online, visite: https://safeandsavvy.f-secure.com/.

 

Share This Post

Post Comment