5 maneiras como o mercado tem utilizado a realidade virtual

5 maneiras como o mercado tem utilizado a realidade virtual

A transformação digital e tecnológica, amplamente acelerada no cenário de pandemia do último ano, fez com que empresas abrissem um leque de novas formas de utilizar as tecnologias disponíveis. Entre elas, a realidade virtual e as experiências imersivas chegaram para dominar o mercado, sendo utilizadas em diversas áreas, como vendas, logística e RH.

"A implementação da realidade virtual pelas empresas é uma oportunidade de ultrapassar limitações físicas que nos foram impostas devido à pandemia, para se reconectar com colaboradores e clientes, aproximando a comunicação e oferecendo experiências imersivas", explica Marcelo Marcati, Co-founder & CCO da Venturion, estúdio de experiências imersivas.
As tecnologias imersivas já são utilizadas há muitos anos, especialmente no mercado de games, mas as aplicações nos negócios vêm ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos, com o avanço da tecnologia. Marcati aponta alguns dos usos da realidade virtual que devem dominar cada vez mais o mercado, veja:

Vendas
A realidade virtual é uma excelente aliada para os departamentos de vendas. Por meio desta tecnologia é possível melhorar a experiência do consumidor e garantir um bom relacionamento com o produto mesmo à distância. Um exemplo disso é o uso de plataformas imersivas em tempo real, pelas quais o cliente pode ver com detalhes o produto e até testá-lo no ambiente virtual. O método já é utilizado em setores automobilísticos, mas pode ser ampliado para uma gama de outros serviços."A interação imersiva acelera o processo da decisão de compra do consumidor e fortalece o vínculo entre empresa e o seu público", explica Ana Prync, CEO da Venturion.

RH - Treinamentos
Outra tendência do uso da realidade virtual é o aperfeiçoamento de programas de integração e treinamento de equipe. Com a realidade virtual é possível visitar lugares e entender o funcionamento de processos sem sair do lugar. É um grande diferencial para as empresas e pode ser utilizada em diversas áreas, como vendas ou logística.

Simulações
Uma forma completamente diferente de utilizar a realidade virtual é para a simulação de atividades, como negociações ou resoluções de conflito. A ferramenta é um método para preparar os colaboradores para o que está por vir.

Gamificação
O uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar colaboradores ou melhorar o aprendizado também é mais um local onde a realidade virtual pode ser aplicada. O processo é mais uma maneira de realizar o treinamento da equipe e melhorar os processos internos.

Saúde
A utilização da realidade virtual também já é realidade no setor da saúde e uma das aplicações é o treinamento dos futuros médicos nas universidades. Por meio de ambientes digitais, os estudantes podem visualizar o corpo humano com precisão e treinar diversos tipos de procedimentos, como cirurgias.

Sobre a Venturion
Presente no mercado há três anos, a Venturion, investida da Tapps Ventures- startup que acelera novos negócios-, é referência em experiências imersivas gamificadas, que alia inovação tecnológica com fatores sensoriais e emocionais para humanizar as relações entre tecnologia, público empresas e seus produtos e serviços.
Todas as plataformas em Realidade Virtual, 3D e Realidade Aumentada são desenvolvidas através da Unity, uma engine com tecnologia de ponta que permite a construção de jogos e serviços corporativos com gráficos de alta qualidade e interatividade imersiva. Trata-se de uma plataforma utilizada em games premiados e em atrações imersivas nos melhores parques de diversões do mundo.

Share This Post

Post Comment