Accenture anuncia acordo de aquisição da Gapso para expansão de oferta de analytics no Brasil

A Accenture  entrou em acordo para a aquisição da Gapso, provedor brasileiro de serviços e soluções sofisticadas de analytics. Especializada na resolução de desafios complexos de supply chain e logística, a companhia atua principalmente nos segmentos de recursos naturais e agronegócio. Com a aquisição, a Accenture expandirá sua oferta de analytics no Brasil, contará com profissionais especializados e com soluções que permitirão a tomada de decisões a partir da análise de dados – uma medida que reduz custos e riscos em supply chain para os clientes. Os termos do acordo não foram revelados.

A diferenciada competência dos profissionais da Gapso - cientistas de dados, analistas e desenvolvedores -, as analyticsmetodologias e as soluções de planejamento da companhia serão integradas à Accenture Analytics, um dos pilares da Accenture Digital.

A medida auxiliará no fortalecimento da Accenture como ums das empresas líderes do mercado de analytics no Brasil, em especial no atendimento às indústrias de óleo, gás e petroquímicas, além de mineradoras, companhias de papel e celulose, aço, grãos, açúcar e etanol. “A Accenture amplia, com sofisticação e diferenciação, sua atuação e seu escopo em analytics com a aquisição da Gapso”, diz Rodolfo Eschenbach, líder para a prática de Accenture Digital na América Latina.

“Ao combinar as capacidades e os conhecimentos da Accenture e da Gapso, as empresas que atuam em recursos naturais e agronegócios terão acesso aos melhores cientistas de dados e soluções do mercado. Esta combinação trará resultados tangíveis, sustentados por vantagens competitivas e produtividade, graças à análise, otimização e compreensão total das informações dos negócios”.

Por meio da aquisição da Gapso, as empresas poderão ainda capitalizar seus dados na Internet Industrial das Coisas (Industrial Internet of Things – IIoT) – o universo de produtos e serviços industriais inteligentes, que se comunicam e também entre as pessoas por meio de uma rede global. As capacidades avançadas de analytics da Gapso ajudam as indústrias a transformarem dados de IIoT em soluções para problemas de supply chain e operações. Tal fato é particularmente importante em um momento em que as redes logísticas digitais substituem cada vez mais as redes tradicionais e lineares de suprimentos.

“No decorrer dos últimos 12 anos, a Gapso desenvolveu conhecimentos e reuniu um time de experts que conferiram velocidade e resultados positivos para os problemas logísticos de nossos clientes”, diz Oscar Porto, Diretor de Negócios da Gapso. “Ao nos unirmos à Accenture, seremos capazes de ampliar nossas conquistas e também a discussão em torno de analytics com as grandes empresas em atividade no País.

Estou orgulhoso do time da Gapso e ansioso por oferecer nossas metodologias para auxiliar nas estratégias disruptivas das companhias que atuam em recursos naturais e agronegócios. Elas poderão usufruir dos melhores instrumentos de tomada de decisão”. Os profissionais da Gapso farão parte de Accenture Analytics. A aquisição é fundamental para o plano de crescimento estratégico de Accenture Digital no Brasil, área que, atualmente, tem auxiliado empresas como a Unilever em suas estratégias digitais.

O anúncio ocorre menos de um ano depois de a Accenture adquirir a i4C Analytics, uma provedora avançada de software para análise de dados, com sede na Itália. A empresa é especializada em resolver problemas complexos de negócios por meio de aplicações de analytics. Fundada em 2003, a Gapso tem sede no Rio de Janeiro e oferece soluções de planejamento para operações, fundamentadas em métodos de analytics, com o objetivo de facilitar a tomada de decisões. A conclusão da aquisição está sujeita ao cumprimento das condições habituais de fechamento.

Share This Post

Post Comment