Shoppings apostam em plataforma inteligente para incrementar vendas físicas

Shoppings apostam em plataforma inteligente para incrementar vendas físicas

O cenário do varejo mudou nos últimos anos e o aumento do uso de dispositivos móveis levou as companhias a incrementarem seus serviços e interagirem mais com os consumidores. O formato multicanal para o relacionamento com os clientes evoluiu para o omnichannel, que faz a integração da presença no online e offline. Acompanhando o movimento do varejo, a rede catarinense de shopping centers Almeida Junior criou a plataforma SHOPPromo - que funciona no aplicativo da companhia.

Com alguns cliques é possível se cadastrar, selecionar um dos seis shoppings da empresa – Norte e Neumarkt Shopping (Blumenau), Garten Shopping (Joinville), Balneário Shopping (Balneário Camboriú), Continente Shopping (Grande Florianópolis) e Nações Shopping (Criciúma) – e escolher as promoções que estão cadastradas no app. Depois basta reservar o cupom e finalizar a compra retirando o produto na loja física do shopping selecionado.

Com base nos dados dos clientes que utilizam a plataforma, a taxa de conversão é de aproximadamente 26%. As promoções, que podem ser de diferentes segmentos, possuem prazo de validade e ao lado de cada produto ofertado há um cronômetro que sinaliza por quanto tempo é possível garantir o valor especial.

A solução, considerada inédita dentro do segmento de shopping center, resolveu um dilema para os lojistas, que é oferecer descontos online e ainda incrementar o fluxo do cliente na loja física. Para o cliente, uma das principais vantagens é garantir o desconto com um simples clique no celular e ainda retirar o produto no mesmo dia, sem precisar aguardar a entrega pelo correio.

 

Inovação nasceu “dentro de casa”

A empresa, que é líder do segmento no Sul do Brasil e tem 70% do market share em Santa Catarina, desde 2016 investe em seu próprio Laboratório de Inovação e Experimentação, o AJ.LABS. “Toda a concepção do SHOPPromo foi feita in house pelo AJ.LABS. Temos uma equipe multidisciplinar focada em soluções que potencializem a experiência do consumidor nos nossos shoppings, seja no ambiente físico ou virtual”, comenta a Superintendente de Marketing Corporativo da companhia, Monique Campos.

Além da plataforma, dentro do plano de iniciativas do AJ.LABS, surgiram parcerias com uma empresa norte-americana especializada em social-ID; com outras especializadas em jornadas do consumidor, que utilizam mapas de calor de mall para melhorar ainda mais a precisão e direcionamento das ações de ativação. E uma catarinense, a Reviewr, que analisa os dados extraídos das avaliações, responde e dá voz ao consumidor no ambiente digital, auxiliando na melhoria da reputação online e do relacionamento com os clientes. A ferramenta, hoje considerada fundamental para gestão de reviews, teve como primeiro cliente a Almeida Junior.

Santa Catarina desponta em tecnologia

O número de startups de tecnologia só cresce na capital catarinense, tanto que Florianópolis já é conhecida como a Ilha do Silício brasileira. O estado soma apenas 2% da população nacional e reúne 20% das startups do país, sendo que São Paulo tem 28%*. Segundo a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) existem 12 mil empresas do setor no estado, que faturam juntas R$ 15,5 bilhões. Só em Florianópolis, são 3,9 mil empresas que faturam R$ 6,4 bilhões. Na capital catarinense, a cada 1 mil habitantes, 25 atuam em empresas de TI, o que confere à cidade a liderança nacional no ranking de densidade.

Nesse ambiente favorável acaba de ser criada a Vertical Varejo da ACATE, que promete fomentar ainda mais iniciativas e inovações para o varejo. “Hoje tudo é muito mais dinâmico e rápido. É fundamental compartilhar experiências e incentivar o setor de tecnologia a apostar em novas ferramentas voltadas, especificamente, para o varejo e investir nessas iniciativas”, diz Monique Campos, da Almeida Junior. A rede de shoppings participou ativamente do projeto para a criação da Vertical Varejo e hoje é sponsor. “Nosso papel como líder do mercado é provocar discussões, eventos e iniciativas para o varejo. Neste sentido a Vertical será essencial para fazermos a conexão com as startups e todo este ambiente de inovação que a ACATE proporciona”, finaliza.  

 

*Fonte: https://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/7929302/vale-do-silicio-brasileiro-florianopolis-tem-3-da-populacao-e-20-das-startups via: DINO, Divulgador de Notícias

Share This Post

Post Comment