Red Hat revela estratégia para Big Data e nuvem híbrida aberta

A Red Hat,  fornecedora de soluções para código aberto, anuncia sua estratégia e soluções para big data visando atender as demandas corporativas por soluções de gerenciamento com alto grau de confiabilidade e escalabilidade, rodando com eficácia as cargas de trabalho para a análise dos big datas. Além disso, a Red Hat demonstra sua contribuição com o plug-in Storage Hadoop para a comunidade aberta ApacheTM Hadoop®, transformando desse modo o Armazenamento da Red Hat em um sistema de arquivo com suporte integral e compatível com o Hadoop para ambientes de big data. A empresa está, também, desenvolvendo uma rede consistente de parceiros de ecossistema e integração corporativa para oferecer soluções abrangentes aos consumidores corporativos dos big data. Esse é mais um exemplo do compromisso estratégico da Red Hat com os clientes e seus contínuos esforços em oferecer soluções corporativas por meio da inovação comandada pela comunidade.

A infraestrutura e as plataformas de aplicação da Red Hat para os big datas é a opção ideal para empresas que estão alavancando o ambiente em nuvem híbrida e aberta. A Red Hat está trabalhando com a comunidade de nuvem aberta para apoiar os clientes desta área.              Empresas em todo o mundo utilizam infraestruturas de nuvem pública, como o  Amazon® Web Services (AWS), para as etapas de desenvolvimento, prova de conceito, e pré-produção de seus projetos de big data. As cargas de trabalho são então movidas para suas nuvens privadas para escalar verticalmente a análise com o conjunto de dados de maior tamanho. Um ambiente em nuvem híbrida e aberta permite que as empresas transfiram cargas de trabalho a partir da nuvem pública para a nuvem privada sem necessidade de refazer suas aplicações. A Red Hat está engajada com a comunidade de nuvem aberta por meio de projetos como o OpenStack e o OpenShift Origin para ajudar a atender tanto as atuais como as futuras expectativas das empresas quanto aos big datas.

Atualmente há muitas soluções da Red Hat disponíveis para gerenciar eficazmente as cargas de trabalho dos big datas. A estratégia dos big datas da Red Hat está concentrada em três áreas principais, que inclui a ampliação de seu portfólio de produtos para entregar soluções de infraestrutura e plataformas de aplicação de nível corporativo, além de desenvolver parcerias com os principais fornecedores e integradores de análise dos big datas.

Soluções de Infraestrutura dos Big Datas da Red Hat

Red Hat Enterprise Linux – De acordo com o Relatório de Usuários do Enterprise Linux da Linux Foundation , de janeiro de 2012, a maioria das implementações de big data roda em Linux e, como o principal fornecedor do Linux comercial [1], o Red Hat Enterprise Linux é uma plataforma fundamental para implementações de big data. A solução supera as expectativas em arquiteturas distribuídas e inclui recursos que lidam com as necessidades críticas dos big datas. Gerenciar imensos big data e processamento analítico intensivo exige uma infraestrutura concebida para um alto grau de desempenho, confiabilidade, detalhamento no gerenciamento e armazenamento com escalabilidade horizontal. O Red Hat Enterprise Linux enfrenta esses desafios e também agrega a capacidade de desenvolver, integrar e proteger aplicações de big data de forma confiável. É capaz também de escalar com facilidade para acompanhar o ritmo em que os dados são criados, analisados ou transferidos. Isso pode ser realizado na nuvem, tornando mais fácil armazenar, agregar, normalizar e integrar dados a partir de múltiplas plataformas, tenham sido implementadas como recursos físicos, virtuais ou em nuvem.

-  Armazenamento Red Hat – Desenvolvido a partir da confiabilidade do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux e do consagrado sistema de arquivo distribuído GlusterFS, os Servidores de Armazenamento da Red Hat podem ser utilizados para criar um pool de servidores comoditizados de baixo custo, fornecendo uma solução de armazenamento eficaz, escalável e confiável para os big datas.

A Red Hat pretende pôr o plug-in Hadoop para Armazenamento da Red Hat à disposição da comunidade Hadoop ao longo deste ano. Atualmente em versão preliminar o plug-in Apache Hadoop para Armazenamento da Red Hat oferece uma nova opção de armazenamento para as implementações Hadoop, que apresenta características de armazenagem corporativa, mantendo ao mesmo tempo a compatibilidade com a API e o acesso local aos dados que a comunidade Hadoop espera. O Armazenamento da Red Hat traz recursos de nível corporativo aos ambientes de big data, tais como: a replicação Geo, Alta Disponibilidade, compliance ao POSIX, recuperação de falhas e gerenciamento, sem comprometer a compatibilidade com a API e a localização dos dados. Os cliente, agora, contam com uma plataforma unificada e escalável de software para dados e armazenamento de arquivos e objetos implementados em recursos físicos, virtuais e de nuvem pública e híbrida.

 

ñ  Red Hat Enterprise Virtualization – Como anunciado em dezembro de 2012, o Red Hat Enterprise Virtualization 3.1 está integrado com o Armazenamento da Red Hat, permitindo acessar o grupo de armazenamento seguro e compartilhado administrado pela Armazenamento da Red Hat. Esta integração também oferece às empresas menores custos operacionais, maior portabilidade e a liberdade de escolher infraestrutura, escalabilidade e disponibilidade; e o poder da inovação impulsionada pela comunidade com contribuições dos projetos de código aberto oVirt e Gluster. A combinação dessas plataformas fortalece a visão de nuvem híbrida e aberta da Red Hat de um nó convergente da Armazenamento da Red Hat e do Red Hat Enterprise Virtualization que abastece recursos de processamento e também de armazenamento.

 

Plataformas de aplicações e integração dos big datas da Red Hat

 

ñ  Red Hat JBoss Middleware – o Red Hat JBoss Middleware põe ao alcance das empresas tecnologias poderosas para criar e integrar aplicações impulsionadas pelos big datas capazes de interagir com tecnologias emergentes e inovadoras como Hadoop ou MongoDB. Os big data têm valor quando as empresas podem extrair as informações e responder inteligentemente. As soluções Red Hat JBoss Middleware podem alimentar grandes volumes e variedades de dados de forma rápida e confiável no Hadoop mediante tecnologias de mensageria de alta velocidade; podem simplificar o trabalho com o MongoDB através do Hibernate OGM; podem processar os big data com rapidez e facilidade com o Red Hat JBoss Data Grid; podem acessar o Hadoop junto com suas fontes de dados tradicionais através do JBoss Enterprise Data Services Platform; e podem identificar oportunidades e ameaças através do reconhecimento de padrões com o JBoss Enterprise BRMS. O portfólio de middleware da Red Hat é ideal para ajudar as empresas a aproveitar as oportunidadees criadas pelos big datas.

 

Associações de big data

 

ñ  Parceiros do ecossistema de big data: Para oferecer uma gama completa de soluções para big data às empresas, a Red Hat planeja associar-se com fornecedores de software e hardware líderes no mercado dos big datas para lhes oferecer interoperabilidade. Acredita-se que o desenvolvimento de arquiteturas de referências certificadas e documentadas permite aos usuários uma integração e instalação de soluções abrangentes e de nível corporativo para big data.

 

ñ  Parceiros Corporativos: a Red Hat prevê oferecer aos seus clientes uma solução integral para big data por meio de importantes parceiros de integração de nível corporativo, utilizando as arquiteturas de referência desenvolvidas pela Red Hat e seus parceiros do ecossistema de big data.

Share This Post

Post Comment