A Experiências Xcaret, rede mexicana de turismo sustentável, buscou apoio tecnológico da Exceda, líder na América Latina em soluções de segurança e web performance, para ampliar sua presença em diferentes mercados e proporcionar experiências com a natureza a viajantes de diferentes partes do mundo. Com pouco mais de um ano, a parceria já gerou resultados favoráveis para o desempenho e os negócios da empresa registrando um crescimento de 54% na receita, em relação a 2014, e de 30%, em comparação aos resultados projetados para 2015.
Em fevereiro do ano passado, a Exceda implementou a solução de Content Delivery Network (CDN) da Akamai Technologies, que entrega conteúdo por meio de uma rede descentralizada de servidores utilizados proporcionalmente à demanda. Ainda, detecta automaticamente o aumento de tráfego e distribui a demanda dentro da rede, em tempo real, direcionando os visitantes ao servidor mais próximo – garantindo a qualidade e o desempenho do portal.
Como resultado, além do apoio da Exceda durante todo o processo, a Xcaret obteve imediata redução no tempo de resposta de seu site e, consequentemente, melhora na satisfação do cliente durante a navegação. “O site da Xenotes, uma de nossas marcas mais jovens e particularmente voltada ao mercado brasileiro, registrava cerca de 17 segundos quando acessada a partir do Brasil. Após a contratação de CDN, passou a carregar em 2,4 segundos”, afirma o diretor de e-commerce da Experiências Xcaret, Héctor Salceda.
Ainda, a solução agregou mais agilidade na distribuição de conteúdo nos canais mobile, que representam 49% do tráfego da empresa, fazendo com que a Experiências Xcaret ficasse em segundo lugar no tempo de carregamento de página – apenas centésimos de segundo atrás de seu concorrente. “O último ano foi excelente para os nossos canais digitais e isso talvez não tivesse sido alcançado tão facilmente sem o apoio da Exceda” declara Salceda.
Além dos benefícios técnicos, a otimização das páginas das marcas da Xcaret colaborou com o processo de internacionalização da empresa, que apresentou melhor desempenho das páginas em outras regiões geográficas.