88% dos executivos de TI consideram Gerenciamento de Serviços fundamental para conduzir a transformação digital nas companhias

88% dos executivos de TI consideram Gerenciamento de Serviços fundamental para conduzir a transformação digital nas companhias

A BMC, empresa global em soluções de TI para empresas digitais, anuncia os resultados da pesquisa realizada sobre o atual estado do Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM, na sigla em inglês). O estudo revela que para a maior parte dos executivos de TI, os investimentos em ITSM são importantes para obtenção da agilidade necessária e a competição em uma era global, de disruptura entre as indústrias e transformação digital.

A pesquisa, realizada com mais de 250 executivos de TI e conduzida pela Forbes Insights, setor de pesquisa estratégica e thought leadership (liderança de pensamento, em tradução livre) da Forbes Media, teve como objetivo avaliar o atual cenário do ITSM e como as organizações ao redor do mundo têm usado e investido em soluções modernas de gerenciamento de serviços. Os resultados revelam um conflito, pois enquanto 86% dos entrevistados entendem que o ritmo de mudança e transformação da TI aumenta, mais da metade (55%) afirma que a participação do orçamento de TI no gerenciamento e manutenção contínua tem crescido.

Para atender à demanda por maior eficiência e produtividade, os executivos afirmaram que focam cada vez mais em serviços baseados na nuvem e na implementação de mais serviços automatizados, criando uma clara estrutura de transformação digital, de modo a tornar suas organizações mais ágeis, móveis e receptivas às demandas dos clientes.

Especificamente, 88% dos entrevistados afirmaram que o ITSM é importante para seus esforços em transformação digital. Da mesma maneira, a maioria dos executivos de TI o enxergam como aspecto fundamental para iniciativas relacionadas à computação em nuvem (86%), mobilidade (83%) e Big Data (83%).

Apesar de estar clara a necessidade de mais investimentos em inovação e novas soluções digitais, um volume maior de dinheiro e esforços tem sido colocado para manter todos em alerta. Como resultado, 75% acreditam que o tempo, dinheiro e recursos gastos com manutenção e gerenciamento afetam a competitividade global de suas organizações.

“Empresas de todos os portes se esforçam para acompanhar o ritmo de mudança, da transformação e o risco de extinção para conseguir alcançar as empresas mais novas e recém-chegadas ao mercado”, afirma Nayaki Nayyar, presidente de gerenciamento de serviços digitais da BMC. “Nesta pesquisa vemos claramente a necessidade de investir em soluções de gerenciamento de serviços em multi-nuvem capazes de acelerar a transformação digital. A chave para o sucesso é equilibrar agilidade com custo, controle e segurança. A abordagem da BMC em termos de multi-nuvem soluciona estes novos dilemas a partir de soluções que simplificam processos operacionais, automatizam a entrega de suporte em service desk, reduzem custos em torno de pontos cegos de segurança e aumentam a produtividade”.

O relatório, cujo título original é “Delivering Value to Today’s Digital Enterprise: The State of IT Service Management 2017” está disponível para download gratuito em www.bmc.com.

Sobre o Relatório

A pesquisa inclui respostas de 261 executivos de nível sênior, representando uma gama de funções de trabalho e indústria. 61% são da América do Norte, 30% da Europa Ocidental e 5% da Ásia-Pacífico. Cerca de 1/3 são executivos de nível C, enquanto que 61% ocupam cargos de vice-presidentes ou diretores. As indústrias primárias incluídas na pesquisa são: tecnologia, fabricação e serviços empresariais. 22% dos pesquisados trabalham em organizações com faturamento anual superior a US$ 5 bilhões e 25% representam empresas que possuem entre US$ 1 bilhão e US$ 5 bilhões em receita. Outros 28% relatam receitas entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão.

Share This Post

Post Comment