A Cultura Inglesa é uma das maiores instituições de ensino de língua inglesa do Brasil, com mais de 85 unidades instaladas no país e cerca de 45 mil alunos. Com atuação em tantas regiões diferentes, a escola sentia a necessidade de padronizar a gestão de suas impressoras que antes era feita individualmente em cada unidade, para evitar imprevistos e garantir o controle à distância, ganhando em eficiência e planejamento. Para isso, em parceria com a Office Total, uma das empresas líderes brasileiras em outsourcing de impressão, a instituição escolheu a instalação de equipamentos da Epson. “Antigamente nós tínhamos eventuais problemas em nossa operação nas secretarias na hora de imprimir documentos. Justamente em uma frente em que lidamos diretamente com nossos clientes. Com o suporte da Office Total conseguimos garantir um atendimento de excelência, atendendo melhor nosso cliente a partir de uma parceria que já dura quatro anos”, conta Flávia Tomaz, coordenadora da Cultura Inglesa.
Para padronizar os serviços de impressão em todas as unidades foi feita a instalação de 124 itens, sendo 55 impressoras multifuncionais Epson WorkForce Pro WF-5690, equipamento que conta com a tecnologia jato de tinta sem aquecimento PrecisionCore, exclusiva da marca, além de software e suprimentos. “É uma tecnologia revolucionária que a Epson trouxe da indústria para o mundo corporativo e traz uma série de vantagens para o cliente final e para nós. É uma máquina moderna que economiza energia quando comparada a equipamentos laser, com cartuchos de tinta que promovem mais autonomia de impressão, simples de o cliente trocar”, explica Cristiano Herbert, CEO da Office Total.
O desafio era criar uma gestão remota e completa de todo o parque nos diferentes estados do país, já que antes cada unidade da Cultura Inglesa comprava seus insumos de acordo com suas necessidades, sem haver previsibilidade dos custos. Por meio das soluções Epson implementadas pela Office Total a empresa obteve um serviço de impressão colorida com custo baixo e qualidade de serviços, com pouca intervenção da equipe técnica, além de padronização do parque de impressoras, do controle de suprimentos e da possibilidade de gestão remota.
Pelo fato de contar com diferentes unidades e de a administração do TI ser no Rio de Janeiro, a escolha da marca dos equipamentos também considerou a necessidade de um equipamento com alta velocidade e baixa intervenção de reparos e chamados, aumentando a produtividade em todas as unidades. “O tamanho das nossas secretarias é muito particular e sazonal de acordo com a região. A impressora Epson foi a melhor solução para o nosso modelo já que é compacta e consegue se adequar a diversos layouts de salas de secretaria. Ou seja, é um produto que a gente consegue transportar para qualquer unidade”, conta Flávia Tomaz.
A principal vantagem da solução foi a possibilidade de gestão remota e unificada do parque de impressoras. Diogo Carvalhal, supervisor de TI da Cultura Inglesa, explica que antes era preciso ir até cada impressora para fazer os controles necessários. “Hoje eu tenho um software que faz esse controle. Com isso consigo saber se o suprimento está acabando, se precisamos trocá-lo, e consigo com antecedência solicitar a reposição do insumo reserva”, completa.
Com a padronização do parque em todas as unidades a empresa reduziu os seus custos, além de garantir a previsibilidade dos insumos e de manutenção, assegurando rapidez e eficácia para atender as demandas em cada localidade. A atuação assertiva da operação resultou no aumento de produtividade das demandas diárias, sendo que o serviço de outsourcing da Office Total permitiu ainda que cada unidade da Cultura Inglesa possuísse um estoque de insumos.
Por meio das impressoras Epson as unidades da Cultura Inglesa imprimem hoje variados tipos de documentos, desde boletins, panfletos e propagandas para os clientes, com rapidez e qualidade. A impressão tem a vantagem de ser menos nociva ao meio ambiente ao mesmo tempo em que garante agilidade e velocidade, proporcionando uma experiência positiva aos clientes finais, que são os principais usuários dos materiais. “Pelas questões logísticas, pela complexidade de gestão à distância e também pelos benefícios ecológicos e de custos, o equipamento da Epson é o mais adequado para esse caso”, ressalta Cristiano Herbert.
A eficiência operacional com qualidade de impressão a custo baixo e a praticidade de utilização dos equipamentos Epson para a implementação de modelos de outsourcing tornam as impressoras da marca ideais para empresas que precisam de inteligência ao gerir um grande número de unidades. “Ficamos contentes quando sabemos que nossas soluções fazem a diferença no cotidiano dos clientes e geram grandes resultados. O caso da Cultura Inglesa comprova que as nossas impressoras realmente entregam aquilo que acreditamos como empresa”, conta Marcio Marquese, gerente de Negócios da Epson.