Cibersegurança: como proteger sua marca

Cibersegurança: como proteger sua marca

Por Rafael Umann, CEO da Azion, explica como empresas podem se proteger de ciberataques

Com os recorrentes ataques virtuais é muito comum que as pessoas busquem utilizar serviços/produtos de marcas em que sintam confiança e que possuem mecanismos de defesa em suas páginas e lojas online. Por isso, ter uma imagem positiva é a chave para um negócio de sucesso. Pensando nisso, a Azion, empresa que é referência em Edge Computing, ensina como proteger empresas de ataques cibernéticos, que ameaçam sua disponibilidade, descaracterizam seu site com spam ou divulgam dados sensíveis de clientes.

Para Rafael Umann, CEO da Azion, a escolha correta dos produtos de cibersegurança pode ajudar a prevenir ataques e garantir que a marca seja associada a alto desempenho, ótimo conteúdo e uma experiência de usuário segura. “As companhias que têm uma imagem positiva tendem a superar aquelas que sofreram danos à reputação ou estão envolvidas em escândalos. Elas conseguem manter os preços das ações altos, devido à confiança do consumidor e maior fidelidade dos clientes, o que gera melhor rentabilidade em licitações e propostas competitivas”, explica Rafael.

Embora os efeitos dos danos à reputação possam ser assustadores, é possível que as empresas evitem vazamentos de dados, falhas e outros eventos prejudiciais com os produtos e as técnicas cibernéticas de segurança corretos. Confira as dicas do especialista:

Use o Network Lists para eliminar usuários mal-intencionados

Um único usuário mal-intencionado pode criar diversas contas para enviar spam para painéis de comentários, multiplicando o problema para os proprietários de sites. Assim, se vários perfis de spam em seu site chegam do mesmo endereço IP, adicione a uma lista de bloqueio permanente para impedir a proliferação de contas falsas em seu site. Outra medida importante é escolher um produto de segurança que bloqueie ou monitore automaticamente os usuários que acessam seu site a partir de redes anônimas, isso vai garantir que usuários de alto risco não causem estragos.

Tenha um plano de mitigação de DDoS

DDoS é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para os seus utilizadores. E, para que as empresas se protejam desse tipo de ataque, o armazenamento de conteúdo em cache, em locais geograficamente distribuídos, pode oferecer proteção integrada contra DDoS, fornecendo conteúdo a partir do edge da rede, o que impede que as requisições cheguem aos servidores de origem e que seu site fique fora do ar. Além disso, plataformas definidas por software, podem evitar ainda mais falhas e desempenho comprometido, escalando automaticamente para se ajustar ao aumento do uso.

Entretanto, ataques como esse têm se tornando cada vez mais frequentes, maiores e mais prejudiciais do que nunca. Por isso, todo negócio com uma presença online deve considerar a compra de um plano eficiente de mitigação DDoS. Certifique-se de escolher um parceiro que tenha um tempo de resposta rápido, alto SLA publicado, ampla visibilidade de ataques e alta capacidade de rede.

Proteja a sua empresa contra ataques de injeção e vazamento de dados com um WAF

Outra parte indispensável da cibersegurança são os WAFs (Web Application Firewalls). Isso porque eles proporcionam a melhor proteção contra cross-site scripting e outros ataques de injeção. Contudo, nem todos são criados da mesma forma. Os WAFs que detectam e bloqueiam ataques baseados em assinaturas de ataque conhecidas utilizam mais recursos, aumentam a latência e não protegem contra ataques zero-day, tornando-os menos eficazes e eficientes do que os WAFs que utilizam conjuntos de regras determinadas por algoritmos e podem ser programados para atender às necessidades específicas do seu site.

Mitigue bad bots com um gerenciador de bot avançado

Com bots mais sofisticados está cada vez mais difícil para as soluções de segurança detectá-los, o que dificulta e consome o tempo para manter os bad bots longe dos sites sem eliminar acidentalmente os usuários legítimos. E mesmo que a desativação das seções de comentários possa impedir o spam, isso torna seu site menos interativo para os usuários e pode reduzir sua posição nos mecanismos de busca. Assim, é imprescindível implementar uma solução avançada de mitigação de bot que seja capaz de analisar a intenção dos usuários. Com a ferramenta certa é possível obter uma detecção mais precisa dos bad bots, permitindo a remoção de usuários mal-intencionados o mais rápido possível.

A Plataforma de Edge Computing e os benefícios para a segurança

Hoje os consumidores querem apoiar marcas que preservem seus dados sensíveis e entreguem uma experiência de usuário sólida. E isso significa não só proteger contra spam, ameaças OWASP e ataques DDoS e ransomware, mas também garantir que a segurança não impacte negativamente o desempenho de suas aplicações. O Edge Computing oferece às empresas soluções de segurança para proteger os usuários no edge da rede, sem comprometer o desempenho e compliance local.

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