5 características do funcionário mobile

5 características do funcionário mobile

As empresas estão mandando seus funcionários pra rua. Demitindo? Não exatamente. Estão colocando suas equipes onde elas deveriam estar: diante do mercado e em contato com o cliente. Nos EUA, uma pesquisa da Global Workplace Analytics descobriu que existem 80% mais trabalhadores mobile do que em 2005. E não precisa ser especialista para descobrir o porquê disso. A tecnologia dos smartphones deixou o trabalho muito mais fácil e com possibilidade de conexão em qualquer lugar e a qualquer hora. Com isso, investir em salas, mesas e computadores torna-se redundante e até prejudicial. Quer acessar o sistema da empresa? Usa o smartphone. Quer conferir o pedido de compra, mostrar o catálogo, usar uma apresentação, conversar com o chefe, etc? Usa o smartphone.

Mas essa cultura de trabalho remoto precisa de mudanças de ambos os lados. As empresas precisam investir em novas plataformas e os funcionários têm de se adaptar a um novo modelo. Para que o trabalho mobile se transforme em colaboração, eficiência e inovação, preste atenção nessa lista de características.

1- Conveniência

Se o smartphone ou tablet é ruim, se não dá conexão fácil ou se os softwares não permitem acesso, tudo dá errado. As empresas precisam investir nas tecnologias certas para que realmente o trabalho virtual seja um espelho do que era feito nos escritórios. Qualquer falha nisso põe tudo a perder.

2- Transparência
Não é a visão jurídica do termo, mas a característica social disso. Mandar os funcionários trabalharem remotamente e não dar condições para colaboração e segurança no acesso às informações que estão na companhia é um passo certeiro para o erro. Lembre-se que seus profissionais estarão em contato direto com o cliente. Se eles não conseguirem dados para responder uma dúvida, como eles irão trazer resultados?

- Mobilidade e a transformação dos negócios com a informação móvel são temas em destaque no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo. São 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

3- Foco nos objetivo e metas
O trabalho remoto permite que tudo fique mais rápido e certeiro. Mas precisa haver metas e métricas. Não há como obter ganhos desse novo modelo se as estratégias forem as mesmas. No máximo a empresa economizará com aluguel de salas e as contas da energia elétrica e ar condicionado. Na mobilidade, é essencial ter objetivos e metas de curto e longo prazo. Principalmente as de curto prazo podem mudar completamente o faturamento no final do trimestre.

4- Comunicação com nova cara
Tudo foi planejado e finalmente sua equipe funcionará mobile. Aí, na primeira experiência, tudo dá errado porque alguém não estava comunicável na hora certa. Tentou-se e-mail, telefonemas e nada. Mas por que não mandaram uma mensagem no Whatsapp, HipChat, Hangout ou Skype?

5- Fortalecimento da cultura corporativa

Certamente seus funcionários ficarão muito felizes de poderem trabalhar remotamente. Isso influenciará positivamente a imagem que possuem da companhia. Contudo, estando fora e em contato direto com várias coisas que podem influenciá-lo, perder essa cultura corporativa também é algo muito fácil. A empresa que entra no mundo do trabalho remoto precisa constantemente manter o elo de relacionamento com seus empregados. Novamente aqui, tudo precisa ter uma nova cara. Manter os profissionais envolvidos com a empresa é, talvez, o maior desafio do trabalho remoto. Misturar o remoto com o presencial costuma dar resultados. Utilizar os sistemas de interação das redes sociais também.

Share This Post

Post Comment