Executivos da empresa começam a ter informações estratégicas a qualquer momento e em qualquer lugar para a tomada de decisões certeiras
Por Gilberto Pavoni Junior
A empresa farmacêutica EMS está utilizando as facilidades do business intelligence na mobilidade para facilitar a tomada de decisões de seus executivos e trabalhadores em campo. A possibilidade de ter dados transformados em informações estratégicas a qualquer momento e lugar trouxe para o dia a dia da empresa um ambiente de discussão mais produtiva e com números mais confiáveis. “Os executivos estão buscando cada vez mais novos indicadores e usando os já existentes para o direcionamento de negócios.”, explica o gerente da área de sistemas de TI da EMS, Walter Roberto Alves.
O MicroStrategy Mobile é utilizado vi iPad atualmente pelos executivos de alto escalão. Eles conseguem analisar a Demonstração de Resultado (DRE) por empresa e divisão, evolução de vendas e apresentação de outros indicadores econômicos e financeiros, como faturamento, impostos, descontos, fretes, entre outros. Além disso, podem comparar a porcentagem de faturamento bruto versus a porcentagem da margem operacional por empresa e por divisão, o valor bruto faturado, a quantidade faturada, o preço médio faturado, a porcentagem de desconto comercial, o valor bruto médio, a porcentagem de lucro bruto por empresa e divisão - seja o valor acumulado no mês ou o obtido diariamente - e ainda a porcentagem de cobertura EBTIDA por empresa, divisão e um consolidado.
Os planos para uso futuro preveem o fornecimento de painéis de gestão para as áreas comerciais e indicadores de Eficiência e Produtividade da Manufatura (OEE. “Temos intenção de utilizar o MicroStrategy em análises mais elaboradas com o objetivo de conhecer as tendências e nos aprofundar nas investigações de resultados que podem estar mascarando o real cenário de algumas áreas de negócios. Além disso, pretendemos fazer a simulação de diferentes cenários para os planejamentos econômico e industrial”, prevê Alves,
Um passo além
A EMS já era cliente da MicroStrategy há cerca de cinco anos e a relação entre ambas fez a farmacêutica procurar a fornecedora quando foi decidido entrar na onda do BI móvel. “A primeira demanda era de utilizar os dispositivos para catálogos, que são extremamente importantes nesse ramo”, lembra o vice-presidente para América Latina da MicroStrategy, Flavio Bolieiro. Mas conhecendo as possibilidades da ferramenta, a empresa decidiu avançar além dos primeiros planos.
Com isso, a farmacêutica ganhou muito no que diz respeito à produtividade das áreas e na agilidade em alguns processos. “Os números são avaliados com bastante frequência e são utilizados para melhor definição das estratégias”, diz Alves, da EMS.
O uso de soluções de business intelligence tem sido pauta das empresas e manchetes do setor de tecnologia desde o final do Bug do Milênio. Considerado o Segundo Bug, o BI sempre foi saudado como a principal esperança para o aprimoramento das informações que inundam os bancos de dados e nunca são transformadas em decisões estratégicas. Apesar de útil, esses sistemas tinham duas grandes falhas: preço elevado e interface ligada aos paradigmas do ERP.
Esse quadro começou a mudar nos últimos dois anos com a chegada da mobilidade nas empresas e a descoberta das novíssimas camadas na TI, composta por usuários sem medo de tecnologia e, mais recentemente, os aplicativos nos dispositivos. Com essas transformações, casos como esse da EMS começam a ser mais constantes.