Conheça o primeiro cientista-chefe de dados da Casa Branca

Conheça o primeiro cientista-chefe de dados da Casa Branca

Se ainda restam dúvidas que o big data mudará negócios, criará novos cargos e será estratégico para o futuro, você precisa conhecer o cientista-chefe de dados da Casa Branca. DJ Patil  foi nomeado em fevereiro e é uma cria do Vale do Silício. Mais do que o rótulo de nerd mais importante do mundo, Patil é considerado o representante de como as informações tornaram-se importantes para o mundo de hoje e dos próximos anos.

- A importância do big data e da gestão de informações será um dos destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo. São 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Apesar de ter um skate e um boneco gigante do desenho animado japonês Pokemon em seu escritório de Política, Ciência e Tecnologia na Casa Branca, Patil não é de todo estranho ao governo e Washington. Em 2004, ele trabalhou junto ao Pentágono em um projeto para detectar ameaças por meio de análise de redes sociais. Por essa época, o Facebook era recém-nascido, o Twitter só existiria dois anos depois, e as redes mais famosas eram o MySpace e o Friendster.

Logo que assumiu o cargo, o chefão do big data do governo americano deixou claro seus objetivos em uma entrevista para o portal oficial da Casa Branca. O curioso é ver como o governo mais poderoso do planeta tem as mesmas dúvidas que qualquer empresa mundo afora. Ao ser questionado o porque de um cientista de dados nos corredores oficiais, Patil responde: “o governo diz: "Ok, nós temos dados, mas como é que vamos usar isso de forma responsável para criar eficiências, para criar transparência, para desbloquear o potencial econômico? Como podemos obter esses dados para preservar a competitividade americana e inovação antecedência?"

O especialista parece saber o que fazer. Algo que também vemos em outros profissionais que tentam desbravar esse novo mundo no qual a informação é riqueza. Patil ainda alerta para o momento histórico dos dados e informações: “nós estamos em um lugar realmente único no tempo e na história.”

Share This Post

Post Comment