Dia Mundial da Internet das Coisas (IoT) – Qual o impacto da tecnologia no dia a dia das pessoas?

Dia Mundial da Internet das Coisas (IoT) – Qual o impacto da tecnologia no dia a dia das pessoas?

Comemorado no dia 09 de abril, o Dia Mundial da Internet das Coisas (IoT) foi criado em 2011 pelo IoT Council and Postscapes para levar mais conhecimento sobre a tecnologia e seu potencial, e incentivar globalmente discussões importantes sobre o tema.

A IoT tornou possível que dispositivos conectados a redes de comunicação sem fio, como internet e redes celulares, possam interagir entre si e com os usuários, oferecendo serviços e experiências mais convenientes e eficientes. Com ela, empresas e pessoas possuem mais informações e agilidade para acessá-las. Na prática, a internet das coisas impacta e traz benefícios para diversas áreas, como saúde, energia, agronegócio, transporte e segurança. De acordo com estudo do McKinsey Global Institute, a tecnologia terá impacto na economia mundial de 4% a 11% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025.

Pensando nisso, listamos três exemplos de como a IoT está inserida no dia a dia da população, seja ajudando a tornar as cidades mais inteligentes, otimizando processos industriais, melhorando a qualidade dos serviços em diferentes setores ou proporcionando maior segurança no trânsito. Confira:

Desenvolvimento de Smart Buildings

Os Smart Buildings ou edifícios inteligentes, por meio da conectividade celular IoT, contam com sistemas que mantêm os moradores, funcionários, visitantes e bens internos protegidos e seguros, reduzem o impacto climático por meio do monitoramento ambiental e do consumo de energia e diminuem os custos para os proprietários, com insights que otimizam a gestão do edifício. “Ainda que muitos não se deem conta, a automação residencial já é uma realidade, traz diversos benefícios relacionados a segurança e controle de gastos, e contribui também para o desenvolvimento das cidades inteligentes por serem centros que incentivam o crescimento de um ecossistema urbano interconectado”, analisa Carlos Campos, Diretor-geral da emnify no Brasil, provedora líder de conectividade celular IoT no mundo e referência global em tecnologia e inovação para telecomunicações.

Solução de Conectividade IoT

De acordo com Cirineu Carvalho, Founder e CEO da SiriNEO Technologies, “o avanço da tecnologia tanto no aspecto de hardware quanto de software tem facilitado e proporcionado novas ferramentas voltadas à IoT. Nesse sentido, nossa startup busca realizar a integração de dispositivos nos mais variados ecossistemas de telecomunicações, propondo a desenvolver soluções de conectividade IoT com uso de hardware e firmware com tecnologia nacional reduzindo os custos da solução final”, pontua. A startup foi fundada em dezembro de 2020, e acelerada pelo InovAtiva Brasil, sendo uma das pioneiras no Brasil no desenvolvimento de soluções próprias de hardwares (com tecnologia de SiP - System-in-package - nacional), firmware e software totalmente voltado para o IoT. Suas aplicações são focadas na integração de serviços de conectividade, com o uso em: Infraestrutura Hospitalar, Agricultura de precisão, Cidades Inteligentes, Rastreabilidade e Indústria 4.0.

IoT na indústria de base 

O papel do IoT, entre tantos outros, é auxiliar e resolver problemas de maneira mais rápida, transparente, confiável e acessível. Segundo Vinicius Callegari, CCO da GaussFleet, maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para construtoras, operadores logísticos e siderúrgicas, isso se aplica em diversas áreas, inclusive na gestão de máquinas móveis, que antes tinham sua produtividade alimentada manualmente em planilhas. Atualmente, através de telemetria e IoTisso é feito automaticamente“As organizações que adotam essas tecnologias de maneira estratégica estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do mercado. Essa inovação permite a captura de informações de ativos e é considerada uma forma completa de obter relatórios mais precisos e visualizar os dados, tempo e localização de um equipamento. Aqui no Brasil, a cada ano cresce o interesse pelas ferramentas de telemetria e IoT para auxiliar em diversos segmentos, principalmente na indústria de base”, completa.

Share This Post

Post Comment