Uma das maiores preocupações para uma empresa é manter a adequação dos layouts das suas notas fiscais em conformidade com a legislação vigente de cada município. Sempre que a regulamentação de uma localidade do País é atualizada ou criada, o processo de emissão e liberação de notas em grande volume é diretamente impactado e atrasa a rotina na área de faturamento e de recolhimento de impostos.
Observando a alta demanda por parte dos clientes preocupados em ajustar rapidamente sua documentação, a Rede Cigam, desenvolvedora de software de gestão empresarial, criou a ferramenta Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Municipais, um gerenciador compatível com os layouts para emissão de notas fiscais sob as regras dos mais diversos municípios do País, em conformidade com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf).
Desenvolvida em apenas um mês por uma equipe multidisciplinar e disponível exclusivamente para empresas que utilizam o módulo de Faturamento do ERP Cigam, a ferramenta é autoexplicativa e permite que o próprio usuário configure o layout de nota fiscal para que a emissão ocorra adequada à regulamentação para faturamento de serviços de um determinado município, imediatamente após a publicação oficial da norma.
De acordo com Robinson Klein, diretor de Mercado da Cigam, a percepção da equipe era que seria possível prover um modo autônomo, mais simples e ágil para que os clientes pudessem se adaptar às legislações municipais. “Antes, era preciso abrir um chamado e esperar de 15 a 30 dias para que a equipe Cigam entregasse um novo layout para cada modelo de nota fiscal que demandasse alterações. Com a ferramenta Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Municipais, o próprio cliente é capaz de atualizar o seu sistema e ficar em conformidade com a legislação de qualquer município no mesmo dia da publicação da norma”, afirma.
Usuários do módulo Faturamento do ERP Cigam já podem solicitar a ferramenta Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Municipais.