Com recorde de abertura de empresas no Brasil em 2021, aumenta demanda por digitalização de processos

Com recorde de abertura de empresas no Brasil em 2021, aumenta demanda por digitalização de processos

O Brasil atingiu um novo recorde de empresas abertas em um único ano: foram mais de 4 milhões em 2021, sendo 1 milhão e 200 mil delas apenas no 3º quadrimestre do ano. Com o aumento de 19,7% em relação a 2020 em todo o país, o Amapá foi o estado com maior crescimento no período, com 40,9%. As informações são da pesquisa Mapa de Empresas, conduzida pelo Ministério da Economia.

Com a maioria das empresas concentradas na prestação de serviços (48,5%), o setor de tecnologia está de olho nesses novos negócios e oferece soluções para digitalização de processos, tornando, assim, esse mercado mais eficaz e capaz de atuar no digital com segurança.

É o caso da CertiSign, IDTech especialista em identificação e segurança digital. A procura pela eficiência operacional no mercado corporativo, fez com que a solução da companhia voltada para a assinatura digital de documentos crescesse 77%, de 2020 para 2021. Hoje, a cada 7 minutos um acordo é firmado na plataforma.

As novas empresas e a adesão à digitalização também refletiram nos resultados no segmento de certificação digital. Em 2021, a CertiSign registrou crescimento no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. As regiões onde a IDTech mais cresceu foram as Sudeste e o Norte, com 25% e 20,2%, respectivamente.

“Hoje, as empresas já nascem digitais e nós oferecemos tecnologia para que suas jornadas permaneçam assim. O certificado digital é o primeiro passo. É ele que ‘apresenta’ a digitalização aos empreendedores e empresários, porque viabiliza a comunicação e acesso aos serviços do Governo, emissão de notas e a assinatura digital de documentos. Depois começa a evolução da digitalização, quando a empresa passa a integrar outras tecnologias em seus fluxos para oferecerem serviços digitais aos seus clientes”, explica Marcelo Schunck, diretor de Negócios Corporativos da CertiSign.

Segundo o executivo, por meio de tecnologias combinadas, empresas de todos os portes podem prestar serviços no digital com total segurança contra a fraude e sem prejudicar a experiência dos seus clientes. “Hoje, um dos grandes desafios é estar na internet e não correr o risco de ter prejuízos com fraude. A tecnologia atua neste contexto. Nós, por exemplo, ajudamos as empresas a construírem jornadas digitais de ponta a ponta, seguras contra a fraude e com uma experiência fluída. Por exemplo: uma financeira que quer oferecer crédito on-line. Em resumo: nós identificamos o cliente dela, validamos os documentos, cruzamos com bases públicas e privadas e damos uma confirmação da identidade em segundos, para que ela possa ‘entregar’ o produto sem risco. Já para o cliente, todo esse processo é apenas uma selfie”.

Share This Post

Post Comment