Datora Mobile traz para o país o primeiro core 100% virtualizado para IoT

Datora Mobile traz para o país o primeiro core 100% virtualizado para IoT

A Datora Mobile, parceira Brasileira da Vodafone, acaba de implantar no mercado brasileiro o primeiro core de rede de telecomunicações 100% virtualizado. Trata-se de uma aplicação inédita no país que permite potencializar tecnologias como a Internet das Coisas, M2M (máquina-a-máquina) e credenciamento de novas operadoras móveis virtuais (MVNO). Além de suportar com maior abrangência mercados nos quais já atua, como rastreamento, utilities, PoS, logística e telemetria, será possível abrir porta também para novos modelos de negócios e mercados potenciais como agricultura e saúde.

 

Entre os benefícios de se virtualizar todo o sistema está a possibilidade de rápida implantação, não existindo mais a necessidade de adaptar espaços físicos ou a construção de projetos longos de integração de novas tecnologias; a alocação dinâmica de recursos virtuais, que permite ao sistema localizar a demanda, sem afetar a disponibilidade, e fornece maior segurança e confiabilidade para dados. Além disso, permitirá a otimização dos custos, ou seja, uma tecnologia muito superior com valor reduzido. Um modelo que transformará redes, operações e serviços e que promete marcar o início de uma grande transformação no mundo ICT (Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC, em português).

 

“Sabemos que as empresas estão tornando a Internet das Coisas uma prioridade, e um core 100% virtualizado permitirá que essas empresas sejam ainda mais competitivas. Novas tecnologias surgem o tempo todo e estamos muito orgulhosos por proporcionar, pela primeira vez para o Brasil, a possibilidade de ampliar aplicações impulsionando a inovação e melhorando os serviços ao cliente e a experiência do usuário", explica Tomas Fuchs, CEO da Datora Mobile.

 

A IoT e a virtualização

 

A IoT conecta objetos como carros, edifícios e máquinas à internet, tornando-os um ativo “inteligente” que é capaz de se comunicar com as pessoas, aplicações e outros. É capaz de fazer todos os tipos de ativos inteligentes e conectados, desde os menores dispositivos de consumo aos maiores veículos e instalações industriais. Apesar desta diversidade, organizações que estão começando a conectar suas instalações, infraestruturas, produtos e processos enfrentam muitas decisões em comum, e todas elas estão direcionadas (e as vezes dependentes) a uma rede de telecomunicações eficiente.

 

Segundo o estudo global realizado pela Vodafone¹, 76% das empresas dizem que a IoT será crucial para o sucesso futuro de qualquer organização, e o interesse nesta tecnologia é maior do que nunca. “Exploramos como essas empresas utilizaram a IoT em 2016 e quais práticas estão levando ao sucesso. No Brasil, não será diferente. Está claro que esta transformação é fundamental para a evolução e permitirá introduzir novas aplicações - de estacionamentos inteligentes a cuidados remotos de saúde. O que importa agora não é se uma empresa deve adotar ou não IoT, mas como deverá fazer ”, comenta Fuchs.

 

Embora seja desconhecida do grande público e antes considerado algo muito distante, a IoT já é realidade em muitas empresas. Durante a pesquisa, concluiu-se que 28% das organizações já utilizam a IoT e outros 35% estão a menos de um ano de lançar seus próprios projetos. Entretanto, 81% dos entrevistados e 90% dos usuários dizem que a IoT só oferece resultados reais se seus dados forem usados de maneira eficaz.

 

Frente a essa nova realidade, contar com uma rede de telecomunicações 100% virtualizada é o primeiro passo para garantir o rápido sucesso na empregabilidade e estabilidade da IoT.

 

¹ O Vodafone IoT Barometer é um estudo anual baseado nas experiências de centenas de líderes ao redor do mundo. Com o objetivo de explorar os impactos da Internet das Coisas, a pesquisa já está em sua 4ª edição. No ano de 2016, o tema foi “As chaves para geração de valor com a IoT”.https://vodafone.com.br/conteudo/vodafone_barometer

Share This Post

Post Comment