5 sinais que sua empresa errou na transformação digital

5 sinais que sua empresa errou na transformação digital

A transformação digital é mais do que uma buzzword momentânea, ela é a própria evolução dos negócios. Mesmo com toneladas de tecnologia da informação (TI) as empresas ainda falham na hora de entregar produtos e serviços que podem ser consumidos pelos meios de maior acesso hoje em dia. Os canais digitais estão aí, mas parece que muitas coisas ficam barradas em algum ponto analógico das companhias. A chave para o digital não virou e aqui podem estar alguns problemas que fazem isso ocorrer.

1- Falta um executivo digital
Há quem acredite que o diretor de Marketing comandará essa evolução, outros apostam no Chief Data Officer ou Chief Digital Officer. Seja qual for o cargo, as empresas precisam de alguém do C-Level para comandar a revolução digital. Pode inclusive ser o diretor de tecnologia, desde que ele compreenda que a TI como era conhecida não existe mais. O executivo no comando deve liderar a companhia na transposição dos negócios tradicionais para os negócios digitais.

2- Adotar o termo e não a atitude
Somente um executivo principal não basta. O líder da transformação digital precisa realmente entender quais as mudanças necessárias para a empresa galgar novos patamares. Não é sobre mídias sociais, não é sobre marketing digital, não é sobre novas compras de TI. É sobre uma nova empresa, na qual a demanda do cliente é atendida e a fluidez dos processos têm uma nova velocidade, a velocidade do digital.

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3- Cúpula que não acredita em mudanças
O mundo dos negócios é cheio de erros de compreensão das novas fases. Mais recentemente, as empresas duvidaram da Internet por causa dos erros da bolha pontocom. Alguns anos depois, as lojas virtuais eram vistas como algo somente para vender CDs e livros. Os tablets foram vistos como um novo aparelho somente para poucos e a mobilidade foi questionada como uma tendência que nunca aconteceria pela falta de segurança. A bola da vez é a transformação digital e as empresas estão cheias de céticos. Não é hora para dúvidas, é hora de ações.

4- Manter a empresa em silos e pedaços
Para o cliente, uma empresa é uma empresa. Não importa se ela tem partes terceirizadas ou um departamento não conversa com outro. Na hora que ele adquire um produto ou serviço, na hora da reclamação, ou na hora de uma busca na Internet por um novo fornecedor, o cliente quer ter certeza que a empresa é única e que todos os seus pontos de contato com ela terão o jeito digital de ser.

5- Confusão entre receita e despesa
Uma empresa que consegue entrar na transformação digital abre novas oportunidades de negócio, novos canais e novos processos transformam o dia a dia em algo muito rápido e certeiro. No entanto, a mudança pode trazer alguma confusão entre receita e despesa. Na transformação digital, a companhia ganha possibilidades de criar novos produtos e serviços. Então, focar no aumento da receita de coisas existentes pode não ser tão vantajoso como criar novas receitas. Mas tal velocidade de ação pode comprometer o lucro líquido. É, na verdade, uma nova fase dos negócios. E por isso é chamada de transformação. As coisas precisam ter uma nova visão, inclusive a receita e despesa.

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