Trazendo o ECM para a Nuvem

Proporcionar ganhos e benefícios obtidos pelos sistemas baseados em cloud computing para empresas que já tem investimentos em sistemas de ECM é a proposta da Aaron Levie, fundador da Box.net que está modernizando e movimentando o mercado.

“Hoje a indústria possui um novo perfil de trabalhador que utiliza de dispositivos móveis e está fora do escritório tradicional”

[private] Document Management – A virtualização e o uso do cloud computing não são novidades para o mercado internacional. Como o cloud ajuda especificamente as empresas com seus sistemas de ECM já existentes e aquelas que ainda implantarão projetos nessa área?
Aaron Levie – Sim é verdade, a virtualização e o uso do cloud são tecnologias conhecidas do mercado. A novidade é integrar o cloud às ferramentas de ECM. O cloud é entendido pelo mercado como um tipo solução que melhor atende às necessidades das empresas, segundo pesquisas realizadas pelo Gartner com Cios de várias empresas americanas.

Nessa mesma pesquisa, eles apontam que já utilizam o cloud computing para gerenciar o CRM, e-mails, ferramentas de BI entre outras atividades relacionadas aos negócios.

No entanto, estamos vivendo um momento em que é necessário rever o gerenciamento do conteúdo da empresa, das informações necessárias aos negócios, tanto em termos de investimentos, quanto em termos de lucratividade.  É tempo de uma revisão dos processos que envolvem o conteúdo empresarial, daí a inclusão do cloud dentro dessa nova perspectiva.

DM – Porque o Cloud Computing tem sido visto como opção para grandes empresas?
AL – São várias as vantagens percebidas pelos tomadores de decisão quanto à utilização do cloud computing. Essa opção está ratificada com números expressivos, já que cerca de 50% dos entrevistados nessa pesquisa do Gartner, feita com CIO’s de grandes empresas globais, afirmam que o investimento em cloud está entre as prioridades “TOP 10” e que receberão investimentos este ano. Ainda segundo esses dados levantados pela pesquisa, as principais áreas de interesse para uso da tecnologia em nuvem, que serão fomentas pelo seu uso estão: a colaboração, a gestão de conteúdo e as tecnologias de código aberto.

DM – A colaboração e o acesso remoto são, no seu ponto de vista, o principal indicativo para se optar por sistemas em nuvens? Se é, por quê?
AL – Vamos voltar um passo atrás para explicar essa opção dos CIO´s. Hoje a indústria tem nos seus quadros um novo tipo de trabalahador. O trabalhador do conhecimento tem um perfil diferenciado. Ele possui um amplo conhecimento do uso da web, ele tem experiência enquanto consumidor e usuário de vários sistemas de TI e não tem mais paciência com sistemas complexos e por isso, opta por utilizar sistemas que funcionem melhor e lhe proprocionem uma melhor experiência.

Esse novo trabalhador atua em novos ambientes de trabalho. Atualmente há uma ampliação do ambiente de trabalho, pois o trabalhador está onde o negócio deve ser feito, fora das salas do escritório.

Daí também a TI obrigatoriamente está se transformando, os responsáveis por esse setor, precisam pensar de forma estratégica e ter uma nova visão do que o Cloud pode oferecer e pensar, principalmente,  nesse novo tipo de trabalhador e suas necessidades.

DM – O senhor identifica como uma tendência para o segmento de ECM o uso de sistemas em nuvem ao invés de sistemas “na caixa”?
AL – Acredito que sim, já que surgiu uma nova perspectiva de negócios e de uso da tecnologia. Esses novos trabalhadores, que estão em vários locais, utilizando dispositivos móveis para acessar as informações necessitam de uma entrega rápida, segura e confiável

Os modelos de entrega são alternativas que ajudam a superar algumas barreiras que os sistemas de ECM tradicionais impunham aos trabalhadores. A experiência do usuário foi aprimorada  pelo uso da nuvem, tornou-se um ponto de encontro entre quem precisa dos serviços (compradores) e fornecedores. Essa relação está sendo percebida como importante e vem atendendo às necessidades dos utilizadores e para quem eles prestam serviços.

DM – O que eleva então o Cloud Computing como opção estratégica para grandes empresas para uso de sistemas de ECM?
AL – A própria desconexão entre os sistemas tradicionais de ECM e os ofertados na nuvem.  Os sistemas tradicionais são basicamente softwares empresariais, precisam da TI como decisor e proporcionam uma atuação limitada aos trabalhadores que podem acessar estes sistemas e são, por exemplo,  limitados pelo acesso aos próprios desktops, na hierarquia de acesso da maioria das plataformas e na segurança que esses sistemas precisam e exigem, não podendo “se deslocar” do ambiente físico de trabalho para ser utilizado.

Com a utilização de sistemas de ECM em nuvem, todas estas barreiras são removidas, porque há, necessariamente, uma expansão do ambiente de trabalho. Quem decide o que e quando acessar é o próprio usuário (não há a necessidade da TI para entregar o serviço), a informação estará disponível, a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Esse conjunto de vantagens é estratégico para as empresas realizarem seus negócios com maior rapidez e atender seu cliente sem restrições de local, hora etc.

DM – Os dois sistemas podem coexistir?
AL – Perfeitamente e vou além eles são complementares. Na nuvem ainda existe a vantagem do CCM -Content Cloud Management como solução complementar ao ECM, isto é, hoje o conteúdo fica muitas vezes estático em um repositório e é dependente da plataforma como meio e depende também da aplicação da plataforma para os diversos dispositivos. Nesse caso, a adoção do sistema é feita de cima para baixo, preso pelas restrições e pelo firewall. São eminentemente integrações caras, cujo alto custo, torna difícil a implementação. Com a abertura para um sistema que envolve a gestão de conteúdo na nuvem os usuários terão à disposição uma biblioteca de conteúdo dinâmica que pode ser acessada a qualquer hora, em qualquer lugar, por qualquer dispositivo, já que o sistema foi concebido para a Web. Os acessos são executados pelos próprios usuários e podem contemplar plataformas de código aberto, além de terem um baixo investimento inicial, possibilitando a imediata aplicação.

DM – Acessibilidade e colaboração são os grandes atrativos das ofertas em nuvem?
AL – Sim podemos dizer que são os “carros-chefe” que encantam as empresas que optam por soluções em Cloud de modo geral, mas em particular para aqueles que usam sistemas de gestão da informação (ECM).

A acessibilidade é real, não há a necessidade de manutenção de servidores, não há necessidade de upgrades de software ou treinamento de usuários.

No aspecto colaboração, os sistemas CCM permitem que indivíduos façam seus comentários, assim como a atribuição de tarefas relativas ao conteúdo, além da interação com os outros membros da empresa, clientes, participação em fóruns e outras discussões.

DM – Há outras vantagens explícitas que podem convencer na adoção desse tipo de sistema?
AL – Há sim e elenco outras vantagens como o uso das plataformas de código aberto, pois no CCM pode integrar-se com outros sistemas corporativos. A segurança é outro grande atrativo, pois não é porque os sistema está na nuvem que ele não tenha um sistema de segurança forte agregado.  Hoje, os sistemas em Cloud oferecem segurança baseada em criptografia, senhas de acesso individuais, entre uma série de requisitos normatizados para proteger o conteúdo na nuvem.  Ressalto também que as soluções de ECM são complementadas pela adição de uma camada dinâmica na infraestrutura existente que permite facilmente compartilhar e colaborar os ativos de conteúdo.

A rápida implantação das plataformas e sua hospedagem são atrativos importantes para os gerenciadores de TI, assim como transferência de arquivos, a segurança de acesso e a possibilidade de compartilhar conteúdo com outros usuários dentro e fora do firewall corporativo certamente fazem dessa, uma opção viável por vários aspectos. [/private]

Share This Post

Post Comment