Desafio da gestão de marcas em redes sociais

A atuação em redes sociais pode ser fundamental na construção ou aperfeiçoamento da imagem e reputação de uma marca, porque traz, de maneira efetiva e transparente, informações relevantes sobre seus consumidores e qual a percepção sobre uma determinada empresa.

Profissionais da área dizem que, para as companhias, o importante é saber encarar o desafio de fazer parte desse universo digital, porém alertam que é necessário ter cautela para que as estratégias não se percam na tentativa de “pertencerem a este mundo”. Uma das ferramentas para conhecer todo o conteúdo que está sendo veiculado em diversas tipos de mídia é o gerenciamento de marcas. Este tipo de acompanhamento pode trazer respostas para o dia a dia da companhia e transformar estas plataformas online em fortes aliadas.

“É importante saber que todos os dados levantados possuem algum valor para sua organização e a partir deles traçar rotas para conquistar novos nichos de mercado ou fidelizar aqueles em que já se atua”, afirma Eduardo Prange, Chief Business Officer (CBO) da Seekr, empresa que atua no ramo Tecnologia da Informação, provendo softwares para a gestão e monitoramento de marcas em mídia social.

Trabalhar a gestão das redes sociais é monitorar o comportamento dos usuários. Esse monitoramento pode ser passivo ou ativo, e isso depende da maturidade da empresa em lidar com esse tipo de iniciativa. “A empresa precisa passar por um processo de autoconhecimento e se questionar se está preparada para o que vai encontrar. “Só após esta avaliação, é a hora de traçar estratégias.” Prange, atua neste mercado desde 2007, considera que o monitoramento de marcas nas redes sociais  agrega diversos valores para as empresas e pode, contribuir de maneira efetiva para os novos rumos das organizações.

São eles:

•    Encurtar a distância entre as empresas e seus públicos de interesse;

•    Gestão da reputação da marca em "real time";

•    Analisar e comparar a reputação de sua empresa x concorrentes;

•    Obter insights para gerar oportunidades de negócio;

•    Conhecer a opinião do público sobre seus produtos ou serviços,

•    Antever e se preparar para crises;

•    Crowdsourcing e inteligência coletiva/espontânea para aperfeiçoar seus produtos/serviços.


Fundada em 2010, a Seekr é uma empresa 100% brasileira, que atua no ramo de Tecnologia da Informação, provendo softwares para a gestão e monitoramento de marcas em mídias sociais. A companhia oferece sete diferentes ferramentas: Seekr Monitor, Seekr SAC (módulo) e Seekr CRM (módulo), Seekr Search, Seekr Alerts e Midi.as, sendo as três últimas gratuitas. Todos os serviços buscam agregar benefícios para os seus consumidores por meio de velocidade, inovação e excelência, tendo como base três pilares estratégicos para construção de ferramentas digitais, sendo eles, Monitoramento, Atendimento (SAC 2.0) e Relacionamento (CRM).

Com sede na cidade de Blumenau (SC), polo de empresas de Tecnologia da Informação, e escritórios em Novo Hamburgo (RS) e São Paulo (SP), a Seekr possui 25 colaboradores e atende mais de 800 empresas e possui cerca de 200 parceiros de negócios pelo Brasil. Dentre os principais clientes destaques para o Grupo Gerdau, McDonald’s, Google, Locaweb, BNDES, Braskem, CEMIG, Tecnisa, Sicredi, O Boticário, UOL e Unimed Brasil.

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