Pesquisa analisa comportamento digital dos profissionais de TI

A BRQ, empresa de serviços e soluções de Tecnologia da Informação, em parceria com o instituto de pesquisas Enfoque, realizou um estudo sobre o comportamento digital dos profissionais de TI em todo o Brasil. A pesquisa, realizada com mais de mil pessoas do setor, inclui questões como o uso de redes sociais, hábito de compras online – por meio de PCs, tablets e smartphones – consultas aos dados bancários e os conteúdos mais acessados na Internet.

“Para entender melhor os profissionais deste segmento, a BRQ teve a iniciativa de realizar o estudo”, afirma Alexandre Camilo Perez, Diretor de Marketing da BRQ. “A ideia é, a partir deste material, aprofundar nosso conhecimento sobre esses profissionais e, então, aprimorar nossos processo de recrutamento e principalmente trabalhar iniciativas para reter de forma mais efetiva nosso capital humano, principal ativo da empresa”, completa.

De acordo com dados de um estudo da Nielsen (Janeiro/2013), 36% dos celulares são smartphones. “É interessante observar que entre profissionais de TI o quadro muda, 77% dos entrevistados possuem um smartphone”, afirma Luís Otávio Benguigui, diretor de atendimento da Enfoque. “A pesquisa aponta, ainda, que, entre os profissionais que possuem um smartphone, 67% usam Google Android e 23% Apple. Um dado interessante é que conforme a renda aumenta, é maior o share da Apple indicando que o custo dos aparelhos é um fator importante na escolha da plataforma”, conclui.

Ainda segundo o estudo, 28% dos entrevistados possuem um tablet entre eles, 46% possuem um iPad da Apple e 33%, o Samsung Galaxy.

A pesquisa também aponta que 76% dos profissionais de TI utilizam a Internet para realizar chamadas de voz e de vídeo fora do ambiente de trabalho. E o Skype é o grande líder, usado por 70% dessas pessoas. Sobre a troca de mensagens, 60% dos profissionais costumam comunicar-se através de mensagens de texto pelas operadoras de telefonia, enquanto, 33% utilizam o aplicativo WhatsApp.

A pesquisa procurou mensurar, inclusive, a adoção de cloud computing pelos profissionais de TI. 48% afirmam guardar seus arquivos pessoais na nuvem, sendo que 43% preferem o Google Drive e, 28%, o Dropbox.

Uso de Tablets/Computadores e Smartphones

A pesquisa aponta ainda que esses aparelhos são utilizados para consultas ao saldo bancário (93% em tablets/computadores e 50% em smartphones); busca de informações sobre produtos que desejam comprar (98% em tablets/computadores, 62% em smartphones); pagamento de contas (87% em tablets/computadores, 27% em smartphones); transferências bancárias, DOCs ou TEDs (82% em tablets/computadores, 24% em smartphones); compra de produtos (93% em tablets/computadores e 27% em smartphones); aplicações e investimentos (58% em tablets/computadores e 16% em smartphones).

Conteúdos mais acessados na Web

Os portais de conteúdo e notícias são acessados com frequência, apontados por 73% dos entrevistados. Já 54% dos profissionais utilizam, mais regularmente, programas de mensagens instantâneas. As redes sociais aparecem em seguida, com 53%; seguidas por: sites de compras (49%), Blogs e websites de conteúdo técnico (48%), sites de vídeos (38%), fóruns de discussão (24%), sites de treinamento/e-Learning (22%), sites de busca de empregos (16%) e jogos online (12%).

Redes Sociais

Cada vez mais as pessoas aderem às redes sociais e, entre os profissionais entrevistados, o Facebook é a rede acessada com mais frequência, apontada por 62%. Seguida por Linkedin (20%), Google+ (16%), Instagram (11%), rede social corporativa (9%), Twitter (8%) e Foursquare (6%)

Os profissionais que passaram pela pesquisa afirmaram acessar redes sociais para diferentes fins. Entre eles estão: contato com amigos e familiares (88%), entretenimento e diversão (82%), acesso à informação (80%), networking (77%), divulgação de atividades pessoais (58%), compras e dicas de consumo (48%), divulgação de trabalho (45%) e para jogar (26%).

Metodologia de Pesquisa

Para realização do estudo, 1141 profissionais de Tecnologia da Informação da BRQ foram entrevistados através de questionário estruturado de autopreenchimento. O período de campo foi de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013. Fizeram parte da amostra, homens e mulheres que atuam no segmento de TI em diferentes regiões brasileiras (Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte).

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