por Susana Batimarchi - convidada especial para o EMCWORLD 2013
Joe Tucci, CEO da EMC, abriu o segundo dia da conferência em Las Vegas com o anunciou de alguns importantes acréscimos ao já vasto portfólio da companhia.
Tucci posicionou a organização diante das novas fronteiras do Content Management. Como pioneira e porque não criadora do termo e do conceito de BIg Data, o CIO identificou em sua apresentação os novos desafios para os quais a indústria de TI está se preparando para os próximos anos: Fast Data.
Não como um novo conceito mas como um novo patamar desafiador para a TI e para a o mais importante bem de todas as empresas em todo o mundo - a informação.
Para o CEO da EMC, hoje vivemos momentos onde a mobilidade, o cloud, o Big Data as tendências disruptivas da TI, aliadas ao Social Business necessitam de novos e práticos aplicativos, mas acima de tudo precisam de confiança, ou seja, num mundo altamente conectado, tanto os aplicativos quanto a infraestrutura que lida com as informações precisam de softwares confiáveis, especialmente de softwares capazes de lidar com este volume de informações oriundas de todo tipo de fonte, que compõe o que chamamos de Big Data.
Ainda segundo o executivo, e de acordo com estudos feitos pela IDC, a indústria está seguindo para o terceiro patamar evolutivo onde tudo se integra à nuvem, à mobilidade, ao big data, ao social e é utilizados por bilhões de pessoas e já possui milhões aplicativos disponíveis, mas o que suporta estes milhões de aplicativos? Este milhões de usuários? Como disse, uma infraestrutura robusta e acima de tudo confiável, onde exatamente neste gap a empresa está oferecendo uma série de novos produtos.
Fazendo um aparte, a linha de produtos que a EMC está apresentando durante esta conferência estão claramente focados para suportar esta demanda especialmente em um futuro muito próximo que o IOT - Internet of Things ( Internet das Coisas) necessitará.
Tucci enfatizou o princípio da companhia de ser uma provedora de produtos para Federation Business e principalmente para infraestrutura da informação. para isso, a companhia tem investido no desenvolvimento de tecnologia e na aquisição de empresas do mercado para somar aos seus objetivos de mercado.
Outro importante conceito que Joe Tucci, assim como muitos dos keynotes do evento, estão reforçando junto a comunidade é que os softwares vem definir data centers e que um tamanho, definitivamente, não serve para todos os tipos de demanda, daí a variedade e sofisticação de seus novos produtos.
Tucci terminou sua apresentação fazendo uma breve porém emblemática afirmação:" o Big Data transformou todo o modo das empresas realizarem seus negócios e para estamos preparados para suportar esta demanda".
Lançamentos
Durante o primeiro dia da conferência, a empresa apresentou ViPR® da EMC™, a primeira plataforma de Armazenamento Definido por Software mundial. Conforme prestadores de serviços e data centers crescem a dezenas e centenas de petabytes, o custo e a complexidade associada com o seu gerenciamento os tornam insustentáveis. Ao utilizar o EMC ViPR para gerenciar infraestrutura de armazenamento e os dados que residem dentro dessa infraestrutura, as empresas podem impulsionar melhorias inovadoras em automação e estabelecer uma arquitetura de armazenamento moderna para as implementações de futuros aplicativos. Ao utilizar o EMC ViPR, os prestadores de serviços e departamentos de TI podem conduzir em direção ao modelo operacional de data centers de escala na web sem a contratação de milhares de especialistas técnicos para construir um ambiente personalizado.
Além disso, companhia apresentou a Suíte de Proteção de Dados da EMC, que possui uma abordagem flexível para desbloquear o valor das soluções de backup e arquivamento da EMC, que podem evoluir para atender às novas necessidades dos clientes.
O novo lançamento oferece uma abordagem simplificada através de um modelo de licenciamento flexível que permite que os clientes misturem e combinem o uso de produtos individuais para melhor atender as suas necessidades, enquanto reduz o custo total de propriedade e proporciona proteção do investimento.
Com a disponibilidade da Suíte de Proteção de Dados, a EMC alinha as suas melhores soluções de backup e arquivamento para criar um "kit de sobrevivência" que proporciona flexibilidade e reduz o risco. Oferece um portfólio de serviços de proteção de dados para apoiar a ambientes virtuais e físicos e a estreita integração com os utilitários de backup de uso específico líderes de mercado da EMC. A disponibilidade de licenciamento flexível dá aos usuários acesso a todas as capacidades, libertando-as da necessidade de classificar e estimar componentes de soluções individuais.
Conforme as organizações continuam a abranger modelos de Ti como serviço, é essencial também abranger modelos de dados de proteção como serviço. A Arquitetura de Armazenamento de Proteção da EMC apóia esta evolução. Esta arquitetura utiliza armazenamento de proteção consolidado como um repositório de dados; fornece a integração entre o ambiente de TI, e está vinculado, juntamente com o gerenciamento de dados consolidado, como uma maneira de oferecer um catálogo de serviços de proteção de dados.
A Suíte de Proteção de Dados oferece liberdade aos clientes de comprar com base nos modelos de consumo e de implantação, o que permite a migração de suas infraestruturas de proteção de dados para cumprir com os requisitos em evolução backup e recuperação, de recuperação de desastres e arquivamento. Combina o valor das soluções, tais como EMC Avamar®, EMC NetWorker®, EMC Data Domain® Boost, EMC Data Protection AdvisorTM e EMC SourceOneTM.
O grande anúncio do dia ficou por conta da Pivotal, que está definindo o novo padrão de PaaS (Platform-as-a-Service, plataforma como serviço) corporativa.
A Pivotal One será a primeira plataforma a integrar novas plataformas de dados distribuídos, modernas estruturas de programação, portabilidade de nuvem e suporte a sistemas legados.
As dinâmicas forças de mercado de nuvem, big data, dispositivos móveis e redes sociais têm promovido nas empresas a necessidade de criar uma nova classe de aplicativos que proporcionem melhores experiências para o usuário.
A Pivotal One vai maximizar a produtividade do desenvolvedor, agilizar a percepção e a ação por meio de serviços de dados, possibilitar real independência na nuvem e permitir que as empresas aproveitem sistemas legados para criar novos modelos de negócios que, em última análise, aumentarão o valor da empresa. Entre os componentes da plataforma Pivotal One estão:
o Pivotal Data Fabric™
A distribuição Pivotal HD™ oferece serviços de dados avançados e profundamente integrados com a robusta Apache Hadoop, a mais econômica e flexível plataforma de dados de código aberto. Com serviços de dados corporativos como HAWQ™ e a tecnologia de grade de dados em memória da Pivotal, a Pivotal HD oferece tecnologias comprovadas de consultas analíticas e ambientes transacionais.
o Pivotal Cloud and Application Platform™
Baseada em Cloud Foundry™, a PaaS de código aberto, e em Spring, a estrutura de desenvolvimento de aplicativos mais popular para Java empresarial. A Pivotal oferece portabilidade, expansão, automação e capacidade de recuperação. O Pivotal Application Fabric oferece um poderoso ecossistema para desenvolvedores que possibilita o rápido desenvolvimento de aplicativos e o suporte a transmissão de mensagens, serviços de banco de dados e uma robusta instrumentação analítica e de visualização.
o Pivotal Expert Services
O Pivotal Expert Services revela para as empresas, a cada projeto, o valor comercial de um desenvolvimento ágil e de uma sofisticada análise lógica de dados.
o Pivotal Labs: oferece uma metodologia pioneira e ágil de desenvolvimento para criar e implantar rapidamente modernos aplicativos para empresas, para a web e para dispositivos móveis
o A equipe de Pivotal Data Science associa-se às empresas para acelerar os projetos de análise lógica e explorar novos valores ocultos nos dados
o Open Source Support (suporte a código aberto)
o Suporte e desenvolvimento conjunto e colaborativo de código aberto voltado para
A Pivotal é uma empresa nova e independente, tendo como seus investidores a EMC, a VMware e a GE. Capitaneada pelo CEO Paul Maritz, a Pivotal tem 1.250 funcionários, entre eles uma excelente equipe técnica de mais de 700 engenheiros, reconhecidos como líderes nas áreas de desenvolvimento ágil de aplicativos, ciência dos dados, computação em nuvem, software de código aberto, sistemas de computação distribuída, processamento paralelo em grande escala e sistemas de dados em tempo real.