A importância do BPO para empresas varejistas

A importância do BPO para empresas varejistas

No setor de varejo, aumentar a produtividade dos colaboradores é uma realidade próxima com a adoção do BPO

Texto de Mauro Inagaki*

Contar com o auxílio de uma empresa de BPO tem se tornado uma prática recorrente no meio varejista, considerando a necessidade compartilhada entre as marcas de se destacar em um meio extremamente concorrido. No fim das contas, atribuir valor ao negócio com a presença de soluções inovadoras pode ser o fator preponderante para a conquista de resultados satisfatórios.

Sob a perspectiva do consumidor, existe uma receptividade crescente quanto a organizações que deixam suas zonas de conforto. Um levantamento recente realizado pela Croma indicou que mais de 50% dos compradores em potencial destacam a utilidade da tecnologia para a experiência de compra. Trata-se de um cenário difícil de ser ignorado.

E como uma empresa de BPO (Business Process Outsourcing) pode impactar uma loja de varejo? Preparei um artigo para responder essa e outras questões. Acompanhe!

Otimização e eficiência

Utilizando como referência uma companhia que não possui em seu cerne principal a presença de recursos tecnológicos e departamentos voltados para o tema, é importante enfatizar: o BPO atua essencialmente para preencher essa lacuna. A terceirização de serviços pontuais, quando interligada a softwares inovadores, simboliza uma nova realidade produtiva e operacional.

Para corresponder à competitividade do meio em que se está inserido, uma das alternativas indispensáveis é colocar em prática a otimização de atividades a fim de reduzir custos e agilizar atividades rotineiras, fora a padronização estrutural como um todo.

Custo-benefício para todos os tamanhos

É comum se deparar com dúvidas em relação a optar ou não por um BPO, na maioria dos casos, utiliza-se de uma ideia errônea de que se trata de uma implementação inacessível. No mercado, existem alternativas condizentes com as demandas de organizações de menor porte, sem que o investimento extrapole o alcance interno.

O retorno também é outro componente favorável. Em consequência da automação de processos, a rentabilidade terá um aumento gradual, considerando o tempo disponibilizado para que as equipes potencializem suas relações com os clientes.

BPO financeiro: assertividade e segurança

A centralização absoluta das atividades operacionais nem sempre é a melhor resposta para sustentar a saúde financeira de uma empresa. Com o passar dos anos, departamentos contábeis têm participado ativamente do planejamento estratégico, afetando diretamente no caminho percorrido pelas marcas.

Nesse sentido, uma empresa de BPO tem como função principal oferecer a delegação de tarefas burocráticas a especialistas na área, capazes de fomentar um terreno seguro para tomada de decisões mais assertivas. A disponibilização da mão de obra, em conjunto comum setor financeiro eficaz, resulta em uma forte presença competitiva no mercado.

*Mauro Inagaki é CEO na b2finance

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