Brasília recebe congresso sobre gerenciamento de informação e documento

Começa hoje em Brasília, pelo segundo ano consecutivo o mais importante  congresso sobre  gestão da informação e documentos do Brasil. Focado em um área que tem crescido muito nos últimos anos o ECM Show Brasília traz uma pauta de grande valor para os conferencistas especialmente voltada para o ECM/EIM - Enterprise Content Management / Enterprise Information Management uma área crucial que afeta não só o desempenho das empresas privadas como também as varias área de atuação do estado através das três esferas de governo – Executivo, legislativo e judiciário, nos vários níveis de segmentação federal, estadual e municipal.

A primeira palestra do dia - Por que implantar projetos de Gestão de Informações e Documentos? -  foi realizada pelo especialista e consultor de mercado Walter Koch mostra as diferentes abordagens para justificar a implantação de projetos de Gestão de Informações e Documentos  que avalia desde uma vertente financeira, oriunda da redução de custos e dos ganhos de produtividade, passando pelos desafios representados pelos riscos, sejam eles físicos (queima do acervo, por exemplo) ou de conformidade,  sem esquecer os novos produtos e serviços, passíveis de serem obtidos através dos processos de digitalização de documentos analógicos  até as  novas formas de trabalho, possível graças a adoção de ferramental de colaboração, cloud e mobilidade.

Na sequência, a consultora especializada em gestão da informação, Neide de Sordi, explorou um tema ainda bastante recente no universo da gestão da informação na área de governo: A Lei de Acesso à Informação e a Gestão de Conteúdo. A especialista falou em sua apresentação sobre a temática da lei que dá acesso à informação pública, sua abrangência, transparência ativa e passiva, condições e prazos para a solicitação de informações e interposição de recurso, procedimentos recursais, classificação da informação, proteção de dados pessoais, sigilo: informações imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado, capacitação e monitoramento da implementação da lei. Além disso,   a palestrante também abordou outro aspecto fundamental que é a Gestão de Conteúdo/ Gestão Documental  e como as administrações públicas em todas as suas esferas poderão adotar metodologias adequadas para assegurar a rastreabilidade, autenticidade e segurança das informações e poder assim criar as condições e construir os mecanismos, de ordem técnica e operacional, para assegurar o efetivo cumprimento da Lei nº 12.527/2011.

Ainda na parte da manhã o evento teve a palestra do especialista da Montreal informática, José Carlos Dutra, que também detalhou a Lei de Acesso à Informação sob a ótica prática da interação com sistema de gestão da informação.

Share This Post

Post Comment