Parceira da MicroStrategy há 14 anos, a empresa foi fundada por brasileiros nos EUA e, desde 2018, iniciou operação também no país. Juntas, introduzem no mercado local novas funcionalidades criadas especialmente para agregar valor à plataforma analítica da MicroStrategy e que estão em total aderência às tendências apontadas pelo Gartner

MicroStrategy, fornecedora líder mundial de software de análise e mobilidade empresarial, e a Data Meaning, consultoria boutique de BI que faz uso de dados e tecnologia para ajudar os clientes a superarem desafios de negócios, estão trazendo para o mercado local uma série de inovações. O objetivo é introduzir no mercado nacional novas funcionalidades que agregam ainda mais valor e alta tecnologia à plataforma analítica da MicroStrategy. E que estão em total aderência aos principais quesitos avaliados por analistas de mercado, como Data Streaming Analytics (análises de dados em tempo real), visualizações avançadas, interface para atualização centralizada de templates para alta produtividade, realidade aumentada, entre outras.

Fundada por brasileiros nos EUA, grandes conhecedores do mercado nacional e também da arquitetura da MicroStrategy, a Data Meaning é uma empresa líder em design, personalizações e treinamento de experiência do usuário. “Temos um profundo conhecimento do mercado nacional e também da tecnologia MicroStrategy, que é hoje o carro chefe do que nós oferecemos em termos de serviços para nossos clientes nos EUA.  No Brasil, estamos atuando diretamente desde o ano passado, com o  objetivo  de fortalecer nossa presença e trazer esses features, que desenvolvemos especialmente para a tecnologia MicroStrategy. Temos uma estrutura própria e uma equipe especializada para ajudar nossos clientes a ganhar inteligência e a obter os insights exatos para impactar o desempenho e alcançar os resultados para os negócios”, diz Caio Gouveia, Managing Partner da Data Meaning.

Tecnologia Data Meaning dentro do MicroStrategy 2019

Data Streaming, exploração visual e transformação de dados são alguns dos pontos levados em consideração pelo mercado.

Para atender a essas demandas, a Data Meaning desenvolveu uma solução real time – data streaming – que é integrada à MicroStrategy e possibilita, além das visualizações e alertas com base em dados agregados já disponíveis, o acesso a informações de diversas fontes, em tempo real.  Analisar os dados em real-time é fundamental para uma tomada de decisão mais rápida e essa ferramenta também permite automatizar essas decisões. É possível, por exemplo, monitorar servidores de um data center e no caso de um shutdown, a solução imediatamente cria um ticket de suporte; conectar-se diretamente ao Google Analytics ou Adobe Analytics e agregar inteligência aos dados lá apresentados; monitorar o tráfico no website e saber a quantidade de pessoas na loja, enviando automaticamente alertas via whatsapp, SMS, e-mail etc. para os gerentes da loja; ou ainda permitir a um técnico saber as páginas vistas pelo cliente que abriu um chamado no suporte.  Fora isso, também saber quem abandonou o carrinho de compra, programar ações de remarketing em tempo real, entre outras aplicações.

No que diz respeito à necessidade de visualização e exploração de dados, a Data Meaning está trazendo duas importantes novidades para a plataforma. Além de estender as funcionalidades da MicroStrategy para liberação de mais opções de visualizações (novos gráficos), a solução de Document Templates, uma interface para ajudar o usuário final a customizar sua página de uma única vez, agrega mais um importante diferencial à plataforma MicroStrategy. Ou seja, agora, além de controlar 100% da visualização (dashboard pixel perfect), é possível automatizar e agilizar a manutenção desses templates de maneira centralizada, viabilizada pela capacidade da MicroStrategy de trazer uma visão única da informação. A implementação dessa funcionalidade, que é bastante simples, ajuda a diminuir as muitas horas de serviço do time de desenvolvedores, aumentar a produtividade das empresas e reduzir custos.

Além disso, também já está disponível no mercado brasileiro um app da Data Meaning de realidade aumentada, que habilita o conceito de Hypervision, exclusivo do MicroStrategy 2019. Esse aplicativo usa a câmera do dispositivo móvel, que sobrepõe insights provenientes da plataforma MicroStrategy  sobre objetos ao seu entorno. Com isso, é possível utilizar o reconhecimento de imagem para fazer a leitura de produtos e verificar o estoque ou então usar a localização do GPS para obter um resumo instantâneo do cliente no caminho de uma reunião. Já para o consumidor, em uma aplicação para o ponto de venda, por exemplo, é possível obter informações sobre o produto, composição, promoções etc.

Para Celso Oliveira, country manager da MicroStrategy no Brasil, a parceria traz mais agilidade e eficiência às análises avançadas. “Estamos entrando na próxima era do analytics com o HyperIntelligence e agregar essas soluções avançadas da Data Meaning a nossa plataforma reforça ainda mais a agilidade e inteligência que queremos trazer. As respostas encontrando você, com zero cliques, em tempo real, e em total aderências com novas tecnologias como a de realidade aumentada.”

Estas soluções serão apresentadas oficialmente no próximo dia 29 de maio em um webcast, que ocorre às 14h. Para participar acesse o link.