Empresa ganha competitividade com datacenter virtual

Equacionar a entrega de um ambiente de servidores com alta disponibilidade, escalabilidade e performance era a questão da Caramuru Alimentos quando começou a estudar novas soluções para atender o alto índice de processamento de dados diariamente. Principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, a indústria optou pela virtualização de todos os seus servidores com a VMware. Uma de suas necessidades era que a plataforma fosse capaz de suportar as soluções da SAP, a fim de obter ferramentas completas no ambiente de TI.

Fundada em 1964, a Caramuru Alimentos se dedica à industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de soja em grãos, farelo, óleo e lecitina e também produção de biodiesel. Conta com mais de dois mil colaboradores distribuídos nos estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso e São Paulo. Um dos destaques da empresa é a logística de movimentação de produtos do “complexo soja”. Investe fortemente no porto de Santos, em ferrovias e na hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná como incentivo ao uso de transportes intermodais.

O desafio
Servidores que se tornaram obsoletos diante do crescimento da empresa não eram mais capazes de atender ao grande número de aplicações e a velocidade do processamento de dados. Portanto, o primeiro desafio da Caramuru Alimentos foi definir uma infraestrutura de alta disponibilidade, escalabilidade e desempenho. Ao mesmo tempo, o ambiente de TI enfrentava problemas como alto consumo de energia, ocupava muito espaço físico, não permitia monitoramento preciso de recursos e os dados não eram armazenados de forma centralizada.

A empresa tinha entrado em uma nova era. Adotou solução ERP, segundo Fernando Nakade, coordenador de TI da Caramuru Alimentos, era um novo universo para o qual precisava se adequar. Sistemas tiveram de ser integrados e o storage não poderia mais permanecer descentralizado nos servidores do datacenter anterior. Era necessária uma solução mais robusta, quando foi escolhido o storage EMC². Foi assim que a virtualização do datacenter passou a ser estudada.

De acordo com Fernando Nakade, decidir pelo conceito da virtualização foi a melhor solução. “Precisávamos substituir nossos servidores antigos e com baixa utilização de recursos, além de aliarmos uma plataforma compatível com soluções SAP. Daí, sim, teríamos consolidadas todas as ferramentas vitais para a empresa.”

A solução
Definidos os desafios a serem vencidos, a equipe de TI da Caramuru Alimentos começou a estudar quais seriam os parâmetros do projeto de virtualização do datacenter. Com auxílio da IT One, parceira da VMware, foi feita uma avaliação de capacidade para identificar a carga atual e definir o novo ambiente, com mapeamento dos servidores de missão crítica a serem virtualizados.

Com a adoção da solução VMware vSphere 5 Enterprise, a Caramuru Alimentos virtualizou 47 servidores – consolidados em cinco hosts VMware –, o que proporcionou melhor desempenho dos sistemas instalados nas máquinas virtuais e mais segurança. “Era preciso garantir a entrega de um ambiente de servidores com alta disponibilidade e escalabilidade, ao mesmo tempo que configuramos a comunicação das interfaces da rede VLAN e fizemos a integração com storage EMC²”, explica Nadake.

Depois de solucionadas as carências de infraestrutura, foram definidas regras de afinidade e antiafinidade para servidores específicos e também customizados alarmes com disparo dos mesmos por e-mail a cada ocorrência.

Impacto nos negócios
Com 47 servidores virtualizados, a equipe de TI da Caramuru Alimentos percebeu que tinha atingido um ambiente totalmente monitorado. O sucesso do investimento no novo hardware com solução VMware embarcada logo foi reconhecido, a partir do desempenho dos sistemas instalados. A alta disponibilidade e a flexibilidade com que se atualizam sistemas na rede, com total segurança, foram outros pontos fortes destacados por Nakade.

Imediatamente, o ambiente SAP, que é integrado à emissão de notas fiscais eletrônicas, foi virtualizado. E também a folha de pagamento, o faturamento e cobrança e o servidor de impressão. Além da economia de energia elétrica e de espaço físico, o fluxo eletrônico de documentos ganhou em velocidade, segurança e economia para a empresa.

O Grupo Caramuru conta com aproximadamente 2,7 mil empregados, distribuídos entre a indústria e o escritório da matriz, em Itumbiara (GO), as filiais de Apucarana (PR), São Simão (GO), Ipameri (GO) e Sorriso (MT), além dos pontos de armazenamento. Caramuru Alimentos está presente em 78 localidades. Possui a capacidade de anual para processar um milhão e 230 mil toneladas de soja, 667 mil toneladas de milho e refinar 230 mil toneladas de óleo de soja, milho, girassol e canola, além de produzir 450 milhões de litros de biodiesel por ano. Faturou R$ 3 bilhões em 2012, dos quais exportou U$ 739 milhões. A previsão de faturamento para 2013 é de R$ 3,3 bilhões e exportação de U$ 788 milhões. O datacenter tem toda a operação de TI centralizada em Itumbiara, um cenário bem diferente hoje do que era n o passado.

Olhando para o futuro
Ainda para este ano, a empresa pretende iniciar uma avaliação para o investimento na aplicação de desktops virtuais (VDI), o que acarretaria na redução de custos e menor complexidade de gerenciamento e manutenção. “Tudo o que projetamos agora é virtual”, conclui Fernando Nakade.

Share This Post

Post Comment