Estre coleta lixo eletrônico durante o Limpa Brasil em São Paulo

A Estre, empresa de soluções ambientais do Brasil e da América Latina, apoia e patrocina o Limpa Brasil, um movimento de cidadania e cuidado ao meio ambiente. Durante a etapa de São Paulo, que acontece no dia 27 de maio, a Estre vai somar à coleta de materiais recicláveis a coleta de lixo eletrônico, um dos mais poluentes e perigosos para o meio-ambiente a para a saúde dos seres humanos. A empresa vai instalar 100 coletores de lixo eletrônico nos Ecopontos espalhados pela capital e a população poderá fazer a entrega equipamentos de pequeno e médio porte como aparelhos celulares, computadores, mp3, liquidificadores, batedeiras, entre outros.

“A Estre como patrocinadora do evento pretende contribuir para a mudança de atitude do cidadão brasileiro”, destaca Sonia Manatan, gerente de Sustentabilidade da Estre. “A manufatura reversa é a solução adequada para a destinação correta ou reutilização de produtos eletrônicos obsoletos. Atitudes simples no nosso dia a dia, como separar embalagens recicláveis ou pelo menos jogar o lixo no lixo, podem trazer ganhos significativos de sustentabilidade e preservação do meio-ambiente”, afirma.

 

Durante o Limpa Brasil, os coletores da Estre irão receber eletrodomésticos pequenos (batedeiras, liquidificadores, torradeiras, ferro de passar, etc), eletroeletrônicos (rádios, CD players, aparelhos de som, mini-system e outros portáteis), telefones fixos e celulares, equipamentos de informática (CPUs, monitores, teclados, note books, HDs externos, impressoras e cartuchos), cabos de rede e carregadores de energia. Não serão coletadas lâmpadas, pilhas e baterias.

 

A Oxil, uma das empresas do Grupo Estre, está à frente desta operação. A Oxil realiza a manufatura reversa de lixo eletrônico desde 1998 e tem se destacado na oferta de soluções ambientalmente corretas para a destinação final, desmontagem, descaracterização e reciclagem de equipamentos e componentes eletrônicos, produtos obsoletos de telecomunicações e de informática, produtos das linhas branca e marrom e de equipamentos médico-hospitalares.

 

Os processos utilizados pela Oxil possibilitam o reaproveitamento de mais de 90% dos equipamentos), resultando, na diminuição de cerca de 85% do volume de resíduos gerados. É importante salientar ainda que os processos utilizados pela empresa estão de acordo com a Política Estadual de Resíduos, que recomenda o reuso dos resíduos, permitindo o reaproveitamento das matérias-primas recuperadas.

 

Localizada em Paulínia - SP, a Oxil atende a todo o território nacional. Trabalhando a partir das melhores práticas internacionais, a empresa realiza o controle rigoroso de todas as peças ou equipamentos em cada fase de seu processo produtivo, que se inicia com a entrada no sistema e passa pela separação e desembalagem, antes de seguir para a descaracterização e desmontagem. A segurança é garantida por sistema de circuito fechado de TV, equipes de vigilantes, detectores e sensores, além de controle efetivo da movimentação e do transporte de cargas.

 

Mercado de lixo eletroeletrônico no País

  • O Brasil é o 1º no ranking do lixo eletrônico => 0,5 kg por hab./ano = 96 milhões de quilos/ano ou 96 mil toneladas/ano

 

  • 240 milhões de toneladas de produtos serão descartados nos próximos 10 anos no Brasil.

 

  • Equipamentos eletrônicos são a fonte mais conhecida de metais pesados e poluentes.

 

  • Substâncias como o chumbo, o mercúrio e o cádmio estão inseridas em alguns equipamentos eletrônicos e podem criar riscos para a saúde e o meio ambiente quando manuseados e/ou descartados inadequadamente. São toxinas bioacumulativas e devem ser destinadas adequadamente, isso é possível por meio da manufatura reversa responsável.

 

  • A geração de resíduos vai crescer conforme cresce o setor industrial de eletroeletrônicos.

PNRS

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) Lei 12.305/2010, regulamentada através do decreto 7.404 no dia 23 de dezembro de 2010, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve em 2011 seu primeiro ano de implantação. A Lei institui o princípio de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o que abrange fabricantes de produtos e embalagens, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

 

A responsabilidade ambiental dos geradores é um dos aspectos mais positivos da PNRS, que estabelece exigências rígidas para o recolhimento e reciclagem dos produtos eletrônicos, aumentando a responsabilidade dos fabricantes dos produtos no descarte. Atualmente, o usuário de eletrônicos não está acostumado a fazer o devido descarte. A lei institui o princípio de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o que inclui consumidores, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana.

Share This Post

Post Comment