Pandemia acelera processo de Transformação Digital nas empresas brasileiras. Você vai ficar de fora?

Pandemia acelera processo de Transformação Digital nas empresas brasileiras. Você vai ficar de fora?

Por Priscila Toledo, superintendente de negócios & produtos do Grupo New Space

É evidente e notório que a Transformação Digital é um conceito já abarcado em vários segmentos há mais de uma década, mas uma constatação possível de se fazer - com base em estudos e na minha vivência profissional - é que a pandemia da Covid-19 acelerou (ainda mais) esse processo nas empresas brasileiras. Por mais que determinados setores já registrassem amadurecimento, o certo é que, de acordo com o levantamento "CEO Outlook 2020", 67% dos executivos ouvidos afirmaram que a digitalização das operações teve avanços significativos nos últimos meses, muito por conta da necessidade de revisar estratégias e modelos de negócio.

Em nosso concorrido mercado de crédito, uma das ferramentas mais utilizadas para promover a Transformação Digital é a automação, que, em linhas gerais, pode ser definida como a aplicação de soluções e metodologias com o objetivo de automatizar atividades manuais de uma instituição e torná-los mais eficientes, ágeis e seguros. São tantos os benefícios que essa importante alternativa traz ao negócio e à gestão dos ativos que comumente é tratado como um investimento e não mais como um custo.

Redução de custos, padronização de processos, atendimento omnichannel, rapidez na análise de perfis, validação documental, concessão de crédito e negociação de prazos, agilidade na identificação de fraudes... enfim, nesse artigo quero me ater não apenas nas vantagens, mas também em três princípios cruciais a serem seguidos em sua estratégia:

1. A primeira - e mais importante - é contar com um parceiro que tenha expertise no mercado para te ajudar a implementar. Esse item é primordial para uma estratégia de sucesso, uma vez que a sua empresa poderá contar com consultoria e assistência especializadas e atestadas por grandes corporações. Além disso, há um ganho tecnológico, com a digitalização de determinadas operações. Terceirizar a automação também garante que os processos estejam sempre disponíveis, com SLA determinado em contrato, impactando positivamente na eficiência interna e externa.

2. Outro princípio relevante é considerar as prioridades do seu negócio. Defina o que é importante para o desenvolvimento da sua empresa, para aprimorar o relacionamento com os clientes e parceiros, e comece a sua implementação de processos automatizados a partir dessa avaliação. Manter o foco e ter objetivo são as melhores práticas para ganhar corpo no ambiente digital, principalmente no value stream. Não sabe por onde começar? Sugiro voltar ao primeiro item.

3. Atenha-se a uma verdadeira mudança cultural em sua empresa, pois, por melhor que as novas tecnologias possam ser, sempre é necessário um período transitório para adaptação às novas metodologias. Criação de squads, processos ágeis, treinamento de equipes e migração de ambientes são alguns exemplos de ações que demandam tempo, mas que envolverão diversas skills em busca de valor para o negócio, pois sem dúvida alguma, o time alinhado e empoderado, é o principal fator para a inovação e transformação do seu negócio, afinal a transformação sempre será sobre pessoas. Acha que não está preparado? Viu o porquê considero a primeira sugestão como a mais importante?

É verdade que, mesmo antes da crise, a demanda por crédito já vinha registrando um crescimento considerável, reflexo das taxas de juros que estão em seu nível mais baixo. Porém, a pandemia de Covid-19 nos mostrou que cada vez mais a automação deve se tornar peça-chave nas estratégias das instituições financeiras, mas essa mudança deve ser realizada com muito critério, foco e ser bem estruturada na melhoria da jornada para o usuário final. Muitas já têm se aproveitado dos benefícios de se contratar um parceiro para implementação. Você vai ficar de fora?

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