Para gerir a equipe de vendas que é responsável pela distribuição de congelados para mais de 1.500 pontos de venda, que atendem cerca de 3 milhões de pessoas no litoral norte de Santa Catarina (SC), a Catarinense Distribuidora precisava de um aplicativo para dispositivos móveis que funcionasse off-line. Utilizando a ferramenta GeneXus Tilo, a empresa adicionou esta funcionalidade ao sistema que possuía e ganhou agilidade na força de vendas, além de reduzir custos.
A gestão das equipes de vendas da Catarinense é feita através de dois sistemas que foram criados com a ferramenta GeneXus: o Sistema de Informações de Vendas (SIV), que é uma solução de business intelligence para a equipe de vendas; e o Sistema de Automação de Vendas (SAV), que é um aplicativo operacional de coleta de pedidos em campo.
“Já possuíamos uma versão on-line do SAV, porém a infra-estrutura de internet 3G no Brasil é precária. Assim, nossa aplicação ficava lenta ou até inoperante dependendo da região que nosso vendedor se encontrava. O GeneXus Tilo trouxe a possibilidade de ter o sistema funcionando off-line”, afirma o diretor da Catarinense Distribuidora de Santa Catarina (CDSC), Paulo Sabatke. Hoje o sistema roda em smartphones e tablets Android e é utilizado por 25 usuários.
“Os principais diferenciais do GeneXus são a velocidade na programação e o suporte, além da inovação. O SIV foi desenvolvido em três meses e o SAV em dois. Optamos por GeneXus, após um curso de capacitação, onde realmente gostamos do que vimos. A facilidade em obter o resultado final, velocidade, fórum atuante e forte apoio da equipe de desenvolvimento do GeneXus foram o que nos chamou a atenção”, conta o diretor da Catarinense Distribuidora, Paulo Sabatke Neto.
Antes de criar estas aplicações, a empresa usava relatórios do ERP (Enterprise Resource Planning), o que demandava funcionários para atender a equipe de vendas, além de a informação demorar a chegar as mãos dos interessados. A empresa decidiu facilitar a disposição da informação para a equipe. Com o SIV quem precisa de informação vai buscá-la na hora e sem intermediários, o que agilizou o processo e reduziu o número de funcionários. A coleta de pedidos em campo era feita com um aplicativo de terceiros na plataforma PALM OS, mas não atendia as necessidades da empresa.
“Com o SIV e o SAV, além de a equipe possuir informação na hora que precisa, o trabalho de campo pode ser acompanhado em tempo real, garantindo reserva de estoque e acompanhamento da execução do trabalho. Quanto a resultados, é sabido que a equipe tendo acesso aos seus números, a qualidade de seu trabalho se eleva. Ganhamos agilidade e reduzimos custos”, destaca Sabatke.