O Google emplacou mais um ponto entre das empresas de TI, há algumas semanas quando ganhou um contrato de 35 milhões dólares do governo dos EUA para trazer a sua solução dedocumentos Offoice baseada em nuvem para o Departamento do Interior do Estados Unidos. As Soluções da Microsoft continuaram a ser utilizadas em gabinetes do governo daquele país, mas agora como mais agências desejam atuar em ambientes de cloud visto a produtividade e serviços de colaboração que oferecem, a Microsoft poderia ser ameaçada em sua liderança neste espeaço, correndo o risco de perder neste mercado bastante lucrativo. Hoje, no entanto, a empresa está lançando um novo serviço para seus clientes governamentais, que tendem a ser muito rigorosos com aspectos de segurança de dados e normas de privacidade, a utilização de programas em nuvem. O novo Office da Microsoft 365 para Governo é, nas palavras da própria empresa, "um novo serviço multi-usuário que armazena os dados do governo dos EUA em uma nuvem comunitária segregada".
O Google apresentou sua certificação ISO 27001 para o Google Apps for Business na semana passada, e o Office 365 para o Governo também está se qualificando apra a mesma certificação . Assim como seu antecessor, o Business Productivity Online Suite Federal, o novo serviço da Microsoft também oferece suporte a uma infinidade de outras certificações, incluindo SAS70 Tipo II, EUA Health Insurance Portability, Accountability Act (HIPAA) e o Federal Information Security Management Act (FISMA) . A Microsoft também planeja apoiar o judiciário americano com políticas de segurança da informação, que serão incorporadas em breve. O serviço oferecerá suporte para IPv6 também.
A principal diferença entre solução empresarial da Microsoft e esta nuvem governo é que os dados do governo possuem sua própria infraestrutura segregada. Além disso, há as certificações adicionais - a solução da Microsoft governo inclui praticamente os mesmos serviços que a versão Enterprise, incluindo o Exchange Online, Lync, SharePoint Online eo Office Professional Plus. Dado que a solução empresarial da Microsoft é agora também possui certificado FISMA , este novo serviço será também destinado as agências que têm exigências, além desta certificação.